Aeroespacial

A 29ª missão da New Shepard levará 30 cargas úteis, imitando a gravidade da Lua

O próximo voo New Shepard da Blue Origin, NS-29, simulará a gravidade da Lua e voará com 30 cargas úteis, todas, exceto uma, focadas em testar tecnologias relacionadas à Lua. A janela de lançamento abre na terça-feira, 28 de janeiro, às 10:00 AM CST / 1600 UTC do Launch Site One no oeste do Texas. O webcast começará 15 minutos antes da decolagem.

As cargas úteis experimentarão pelo menos dois minutos de forças gravitacionais lunares, uma novidade para a New Shepard e possível em parte pelo apoio da NASA. O voo testará seis amplas áreas de tecnologia lunar: utilização de recursos in situ, mitigação de poeira, sistemas avançados de habitação, sensores e instrumentação, tecnologias de pequenas espaçonaves e descida e pouso de entrada. Provar essas tecnologias a um custo menor é outro passo em direção à missão da Blue Origin de reduzir o custo de acesso ao espaço para o benefício da Terra. Também permite que a NASA e outros provedores de tecnologia de superfície lunar testem inovações essenciais para atingir as metas do programa Artemis e explorar a superfície da Lua.

A cápsula da tripulação New Shepard está usando seu Sistema de Controle de Reação (RCS) para girar até aproximadamente 11 revoluções por minuto. Essa taxa de rotação simula um sexto da gravidade da Terra no ponto médio dos armários da cápsula da tripulação. Na gravidade lunar simulada, os clientes podem acelerar seu aprendizado e prontidão tecnológica para cargas úteis lunares a um custo muito menor. Anteriormente, a gravidade da Lua só podia ser simulada por alguns segundos por vez por meio da torre de lançamento de centrífuga ou por ~20 segundos a bordo de voos parabólicos. 

O 29º voo da New Shepard eleva o número total de cargas úteis comerciais voadas na New Shepard para mais de 175. Das 30 cargas úteis da missão, 29 voarão dentro da cápsula da tripulação e uma voará no propulsor com exposição ao ambiente espacial. Mais da metade é apoiada pelo programa Flight Opportunities da NASA, que é gerenciado pela Space Technology Mission Directorate da agência. Quatro das cargas úteis são da Honeybee Robotics, uma divisão dentro do negócio de sistemas espaciais da Blue Origin. Os experimentos da Honeybee testarão tecnologias focadas em penetrar, escavar e processar regolito lunar.  

Esta missão voará nossa cápsula dedicada de cargas úteis emparelhada com nosso propulsor recentemente lançado, demonstrando a compatibilidade entre os propulsores e cápsulas em nossa frota e aumentando a disponibilidade de lançamento para nossos clientes. Agora temos três cápsulas e dois propulsores em serviço para melhor atender à demanda de vendas por cargas úteis e astronautas.  

A missão também levará milhares de cartões postais em nome do Club for the Future, a organização sem fins lucrativos focada em STEAM da Blue Origin cuja missão é inspirar e mobilizar as gerações futuras para seguir carreiras em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. A organização envolveu mais de 44 milhões de pessoas globalmente desde sua fundação em 2019. Os alunos podem enviar cartões postais digitais aqui . 

Destaques do manifesto NS-29 

  • Electrostatic Dust Lofting (EDL), NASA Kennedy Space Center : EDL é um projeto que estuda como a poeira lunar é eletricamente carregada e levantada quando exposta à luz ultravioleta. Insights deste estudo ajudarão futuras missões lunares a lidar com problemas de poeira. O projeto foi criado pelo Kennedy Space Center da NASA na Flórida, juntamente com a University of Central Florida e a University of Colorado, Boulder. 
  • Fluidic Operations in Reduced Gravity Experiment (FORGE), NASA Jet Propulsion Laboratory (JPL) : O FORGE testará como gerenciar líquidos e gases no espaço. Esta tecnologia é crítica para instrumentos que podem monitorar a qualidade da água para astronautas ou buscar evidências de vida em mundos oceânicos em nosso sistema solar. 
  • Honey Bubble Excitation Experiment (H-BEE), Honeybee Robotics : H-BEE é uma ferramenta que avalia como as bolhas se comportam em líquidos espessos na Lua. Os insights ajudarão a prever melhor como as bolhas de oxigênio agirão na rocha lunar derretida durante um processo chamado eletrólise de regolito fundido. 
  • Avaliação de Propriedades do Solo, Resistência e Análise Térmica (SPARTA), JPL : SPARTA é um kit de ferramentas projetado para testes geomecânicos abaixo da superfície lunar. O teste visa entender como a gravidade lunar afeta seu desempenho. SPARTA foi criado pelo JPL no sul da Califórnia e desenvolvido pela Honeybee Robotics.  
  • Lunar-g Combustion Investigation (LUCI), NASA Glenn Research Center : LUCI é um experimento para estudar como os materiais pegam fogo na gravidade da Lua em comparação com a da Terra. As descobertas ajudarão a NASA e seus parceiros a criar habitats de vida e trabalho mais seguros para as pessoas na Lua. Este projeto é desenvolvido pelo Glenn Research Center da NASA em Cleveland, Ohio, junto com a Voyager Technologies. 
  • Film Evaporation MEMS Tunable Array Micropropulsion System (FEMTA), Purdue University : O FEMTA é um sistema de micropropulsão à base de água em desenvolvimento por pesquisadores da Purdue. Este pequeno propulsor ajuda a controlar com precisão a direção e o posicionamento de pequenos satélites. Os experimentos estão medindo o quão bem o FEMTA e seu sistema passivo de entrega de propelente funcionam no ambiente de baixa gravidade do espaço. O experimento será realizado no propulsor New Shepard.  

Leia mais aqui sobre todas as cargas úteis NS-29 suportadas pelo programa Flight Opportunities da NASA. 

Fonte e foto: Blue Origin

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.