ABESATA estabelece conexão entre security e os serviços em solo durante Jornada AVSEC, em Brasília
O evento ocorreu no início de novembro, com destaque para a participação dos agentes de segurança dos aeródromos.
Apesar da baixa visibilidade, o segmento de aviation security impacta diretamente nos processos de segurança em aeroportos e nas empresas aéreas. As empresas de serviços em solo realizam atividades de controle de acesso, treinamento de equipes de serviço em solo, desde a certificação à aplicação das normas e procedimentos exigidos pelo órgão regulador.
Nos dias 8 e 9 de novembro, a ANAC promoveu a XI Jornada AVSEC, em Brasília (DF). O evento reuniu debates e palestras dedicadas aos profissionais de segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita (AVSEC), com o objetivo de compartilhar informações sobre o segmento e estimular a troca de experiências sobre o segmento de aviation security.
A ABESATA (Associação Brasileira das Empresas de Serviços em Auxiliares do Transporte Aéreo) esteve presente através do representante e instrutor AVSEC, João Roberto de Lima Santos, que trabalha há mais de 16 anos no ramo.
“Eu fiquei bastante orgulhoso do resultado, e fiquei feliz com a oportunidade de apresentar um ponto de vista voltado justamente para os profissionais que realizam as atividades. De modo geral, a apresentação dos temas no evento é relacionada aos gestores, aos processos, aos procedimentos, às normas, e a ABESATA acabou trazendo um contraponto a tudo isso, fazendo chamar a atenção para a aplicação, na prática, dos processos que são tão importantes por parte dos agentes de proteção e das ESATAs”, destaca João Roberto.
Por isso, a iniciativa da ANAC em dar abertura e espaço para a ABESATA é um passo importante para a preservação do diálogo entre as entidades. Dessa forma, foi possível apresentar situações que devem ser analisadas e avaliadas por todo um setor, e não somente por um segmento isolado.
“Foi um orgulho representar a ABESATA. É mais do que a representação de uma empresa, que é o que eu costumo fazer. Eu estava representando todas as empresas de serviços auxiliares ao transporte aéreo, então é um orgulho estar lá e em nome de todas essas atividades, todas essas pessoas que realizam essas atividades no dia a dia”, conclui João Roberto.
Thiago Gusmão, Analista Operacional da ABESATA, que esteve presente no evento, afirmou que a audiência ficou empolgada com as novidades que o palestrante João Roberto trouxe ao comentar as interfaces entre a prevenção de atos de terrorismo na aviação civil e a autorregulação voluntária conhecida como CRES (Certificado de Regularidade em Serviços Em Solo): “Na verdade, em termos de apresentação na jornada, foi a palestra que mais trouxe a atenção dos presentes, representada por inúmeras perguntas no debate”, disse Gusmão.
Fonte e foto: ABESATA
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossos canais de tranmissão no Instagram e no telegram