Ação Educativa combate transporte clandestino no Aeroporto Afonso Pena
Procon e Prefeitura de São José dos Pinhais alertam passageiros sobre os riscos e orientam uso de serviços regulares
Na manhã de hoje (9), os passageiros que circulavam pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena foram abordados por agentes do Procon de São José dos Pinhais durante uma ação educativa de combate ao transporte clandestino. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura Municipal e teve como foco alertar os usuários sobre os riscos desse tipo de serviço e a importância de contratar transporte por meios regulares, como táxis credenciados ou aplicativos oficiais.
Durante a ação, que já é a segunda nesta semana, os agentes distribuíram materiais informativos e esclareceram dúvidas dos passageiros nas áreas de desembarque e embarque, sobre como identificar e evitar transportes irregulares, que colocam em risco a segurança e os direitos do consumidor.
A administração do Aeroporto Internacional Afonso Pena também atua preventivamente nesse sentido. Totens informativos foram instalados nas portas de entrada e saída, com mensagens de alerta em português, espanhol e inglês. A sinalização orienta o passageiro a evitar “embarcar nessa”, em referência ao transporte clandestino, e apresenta instruções para solicitar transportes seguros.
Segundo Éden Pisani Júnior, gerente do Aeroporto Internacional Afonso Pena, a segurança é o ponto principal. “A segurança dos nossos passageiros é prioridade. Com campanhas visuais como essa e orientação direta, buscamos reforçar a importância de que todos tenham acesso a um transporte confiável logo ao sair do terminal”, explica o gerente.
O Procon reforçou o papel fundamental da informação. “A conscientização é o primeiro passo para a prevenção. Ao orientar diretamente o consumidor, conseguimos evitar que ele seja alvo de práticas abusivas ou ilegais”, destacou o superintendente do PROCON São José dos Pinhais, Jaiderson Rivarola.
A Polícia Federal, que também atua na segurança aeroportuária, enfatizou que apoia ações educativas e está à disposição para auxiliar os órgãos competentes.
A mobilização reforça o compromisso das autoridades e do terminal com a proteção dos passageiros e o combate às práticas ilegais de transporte.

Fonte e foto: CCR Aeroportos
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , Linkedin, BlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.