Aviação Militar

Aeronaves das Forças Armadas ajudarão no combate a incêndios na Região de Ribeirão Preto-SP

Três helicópteros do Comando de Aviação do Exército (CavEx) em Taubaté-SP se deslocaram para as cidades de Ribeirão Preto, Piracicaba e Sertãozinho com a missão de ajudar no combate a incêndios na região, em missão coordenada pelo Comando Militar do Sudeste,

A Força Tarefa foi anunciada neste sábado pelo Governador do Estado de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante sua visita em Sertãozinho-SP.

Segundo Tarcísio a cidade de Ribeirão Preto passa a ter uma base do gabinete de crise, o qual foi criado e esta sediado no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo para ações contra os grandes incêndios no interior paulista.

O helicóptero HM-1 Panther (Pantera) de prefixo militar EB2007 chegou a Ribeirão Preto por volta das 16h50 deste sábado (24/08) para iniciar sua missão de combate aos incêndios na região, o helicóptero Jaguar também participa desta missão de combate ao fogo, ambos os helicópteros estão equipados com helibalde (cloudburst).

O que é o Cloudburst?

O Heli-balde “Cloudburst” é uma solução comprovada para a supressão do fogo produzindo uma coluna em linha reta de água para um ataque intenso contra o fogo• Um adversário árduo e resistente de combate ao incêndio, o Heli-balde Cloudburst oferece uma função de gotejamento, rápida operação da válvula, rápido enchimento do balde através da imersão deste, o que é padrão todos os baldes.

Válvula de mansão: O design desta válvula foi desenvolvido para ser utilizado em incêndios onde uma queda maior de água é necessária e a combustão do fogo é menos densa.

Ideal para incêndios em gramíneas ou diminuir incêndios e grande porte. A borda pode ser rapidamente montada à válvula de mansão no campo, para que seja trocado o tipo de queda da água para um despejar mais concentrado e 4i reto.

Válvula ciclone: A válvula ciclone produz uma coluna em linha reta de água para uma supressão mais efetiva a incêndios mais densos.

Preenchimento hídrico: Bomba hidráulica submersível de enchimento rápido, projetada para o auto-enchimento do Heli-balde Cloudburst a uma velocidade de 900 galões por minuto. A bomba hidráulica opera em uma profundidade de 12 polegadas de água.

Localizador GPS: Busca informações de onde a agua caiu, o volume que foi solto, o conteúdo de espuma e registro de hora e data.

Além das aeronaves citadas acima outras pertencentes as Forças Armadas estão de prontidão em Taubaté-SP para acionamento quando necessário.

Vale lembrar que os incêndios na Região de Ribeirão Preto estão sendo realizados de forma criminosa, quem for pego ateando fogo em vegetação esta sujeito a detenção de 2 a 4 anos + multa.

Fontes: Qartzo Defense, Ibama com incrementos da Redação Revista Piloto Ribeirão

Foto: Adriano Moura Buzeli – Revista Piloto Ribeirão

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *