Aeroportos

Aeroporto de Hamburgo junta-se à rede internacional “Hydrogen Hub at Airport”

O Aeroporto de Hamburgo tornou-se o primeiro alemão e o 12º membro da rede internacional “Hydrogen Hub at Airport”, a promover a expansão da infraestrutura de hidrogénio na aviação. Os membros da rede já incluem membros dos setores de aeroportos, companhias aéreas e energia em 11 países, incluindo França, EUA, Reino Unido, Singapura, Japão, Coreia do Sul e Nova Zelândia. O objetivo da rede internacional é pesquisar, desenvolver e expandir a infraestrutura para a utilização do hidrogénio. 

“Damos as boas-vindas ao Aeroporto de Hamburgo como o mais recente membro do “Hydrogen Hub at Airport”. A experiência do Aeroporto de Hamburgo em hidrogénio será um ativo inestimável na nossa jornada do ecossistema ZEROe para construir um futuro onde a aviação será alimentada por hidrogénio descarbonizado. A jornada para preparar a infraestrutura aeroportuária para apoiar a aviação de hidrogénio e de baixo carbono começa no terreno com estas parcerias. O crescente envolvimento de aeroportos em todo o mundo, incluindo o Aeroporto de Hamburgo, no conceito “Hydrogen Hub at Airport” da Airbus será fundamental para a implantação de aeronaves movidas a hidrogénio até 2035”, afirmou Karine Guénan, vice-presidente do ecossistema de hidrogênio ZEROe.

A utilização de hidrogénio para alimentar futuras aeronaves deverá não só reduzir significativamente as emissões na atmosfera, mas também contribuir para a descarbonização das infraestruturas da aviação no solo. Em 2020, a Airbus lançou o programa Hydrogen Hub at Airports para impulsionar a investigação sobre requisitos de infraestrutura e operações aeroportuárias de baixo carbono em toda a cadeia de valor. A cooperação em Hamburgo inclui também a Linde, uma empresa líder global em gases industriais e engenharia.

“Estamos entusiasmados com o facto de o Aeroporto de Hamburgo estar a trabalhar em conjunto, em igualdade de condições, com centros internacionais como Paris – Charles de Gaulle e o Aeroporto Changi, em Singapura, enquanto fazemos estes preparativos decisivos para uma transição energética nas viagens aéreas”, disse Michael Eggenschwiler, CEO da Hamburgo. Aeroporto, na assinatura do acordo de cooperação. “Estou muito orgulhoso desse fato, e também do trabalho pioneiro de nossa equipe, que tem se empenhado em lançar as bases para este trabalho ao longo de muitos anos.”

A Airbus apresentou a sua aeronave conceito ZEROe em 2020 e o desenvolvimento dos blocos de construção tecnológicos correspondentes está agora a ser impulsionado numa rede global de I&T focada no desenvolvimento de tecnologia de hidrogénio para futuras aeronaves comerciais. 

Fonte e foto: Airbus

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossos canais de tranmissão no Instagram e no telegram