Aeroporto de Uruguaiana reforça segurança conquistando aprovação em programa da ANAC
A ANAC aprovou a Revisão 03 do Programa de Segurança Aeroportuária (PSA) do Aeroporto de Uruguaiana, alinhando-o às normas do RBAC 107 e reforçando padrões modernos de operação
O Aeroporto de Uruguaiana recebeu recentemente a aprovação da Revisão 03 do seu Programa de Segurança Aeroportuária (PSA) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), garantindo que os procedimentos de segurança estejam atualizados e mais eficientes. Na prática, isso significa que o aeroporto agora possui medidas mais rigorosas para controlar quem entra e sai, inspecionar bagagens e cargas, monitorar áreas restritas e agir rapidamente em emergências.
O RBAC 107 é a norma da Anac que define os requisitos de segurança para aeroportos, protegendo-os contra qualquer tipo de ameaça ou interferência ilegal. Ele exige que os aeroportos avaliem constantemente os riscos e implementem medidas de proteção, como manutenção preventiva da infraestrutura e treinamento dos funcionários. Por exemplo, passageiros podem ter sua bagagem verificada de forma mais segura e ágil, áreas como pátios de aeronaves e salas de embarque são constantemente monitoradas por câmeras e equipe de segurança, e funcionários estão preparados para lidar com emergências, como voos atrasados ou situações médicas. Essas melhorias tornam a experiência no aeroporto mais segura, organizada e tranquila para todos.
O Aeroporto de Uruguaiana ganha agora ainda mais eficiência em processos de controle de acesso, monitoramento e mantém os procedimentos de emergência atualizados. Além de aumentar a confiança de companhias aéreas e parceiros que utilizam o aeroporto, a medida prepara a infraestrutura para o crescimento da movimentação de voos e cargas, especialmente importante para o desenvolvimento econômico da região da fronteira.
Para o gerente do Aeroporto de Uruguaiana, Wesley Puygcerver, a aprovação do PSA é estratégica. “Essa atualização reforça nosso compromisso com a segurança e a eficiência operacional. Mostra que estamos prontos para receber novos voos, aumentar a movimentação de cargas e oferecer à região um aeroporto confiável, seguro e preparado para crescer”, explica o gestor.
Sobre o Aeroporto de Uruguaiana: Está localizado na fronteira com a Argentina e é estratégico para a malha aérea regional no Rio Grande do Sul e a integração internacional no extremo sul do país. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.
Sobre a Motiva
Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.
Fonte e foto: Motiva
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , Linkedin, BlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.