Aeroporto do Bacacheri amplia atendimento para operações de serviços aeromédicos e de segurança pública
Administrado pela CCR Aeroportos, aeroporto que presta serviços em apoio a situações de emergência, passa a operar remotamente, caso acionado, a partir do Controle de Aproximação de Curitiba (APP-CT).
O Aeroporto do Bacacheri, administrado pela CCR Aeroportos, vai ampliar o atendimento e permitir mais agilidade e facilidade nas operações, a partir de hoje, 23, proporcionando a redução do tempo de deslocamento em situações de emergência. O CINDACTA II homologou as operações remotas (AFIS), no Aeroporto do Bacacheri, com horário estendido. Com isso, o aeroporto, quando acionado, prestará serviços em apoio aos órgãos de segurança pública e de assistência aeromédica de emergência, entre às 22 horas e 7 horas da manhã.
A nova configuração estabelece que o tráfego operado no horário estendido será coordenado pelo Controle de Aproximação de Curitiba (APP-CT).
“A normatização do AFIS, em que a aeronave não é controlada pela Torre de Controle do nosso aeroporto, mas remotamente a partir das instalações do DECEA no Aeroporto Internacional Curitiba, é uma ação conjunta entre a CCR Aeroportos e o CINDACTA II. É de extrema importância para a sociedade, uma vez que consolida uma das vocações do Aeroporto de Bacacheri no atendimento a voos aeromédicos, de transporte de órgãos e de missões de segurança pública”, destaca Wilson Rocha, Gerente do Aeroporto do Bacacheri.
Vale ressaltar que o Aeroporto do Bacacheri durante o processo de normatização e em consonância com o CINDACTA II realizou 51 operações, em 2022, para atendimento a serviços aeromédicos e de solicitações de órgãos de segurança pública.
Segundo Rocha, com a publicação desta normativa, além da delimitação das responsabilidades e obrigações de cada uma das partes envolvidas, o aeroporto avança no atendimento das necessidades dos usuários e clientes, e por conseguinte, da sociedade como um todo.
Para o Major QOPM Marcio de Valim de Souza, Comandante do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas, “ampliar as operações para o período noturno aumenta, em muito, a capacidade de resposta aos serviços de emergência por todo Estado, situações envolvendo o transporte aeromédico junto a Secretaria de Saúde, transporte de órgãos, em apoio a central de transplantes e ocorrências de vulto envolvendo equipes especializadas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, como já surgiram em vários momentos no período entre 22h e 7h e demandam muita agilidade no acionamento e decolagem, uma vez que quem está aguardando o suporte precisa dessa brevidade na resolução. Vale lembrar, que a maior parte do suporte aéreo de nossas unidades inicia ou termina na base do Batalhão de Operações Aéreas em Curitiba no Aeroporto Bacacheri”, enfatizou o Comandante do BPMOA/PMPR.
Sobre o Grupo CCR
Sobre a CCR Aeroportos: A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano.
Fonte e foto: CCR Aeroportos
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram , faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.