Agência de Segurança da Aviação da UE atualiza orientações de segurança no espaço aéreo russo
A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) emitiu hoje um Boletim de Informações sobre Zonas de Conflito para o espaço aéreo da Federação Russa.
Para garantir a máxima segurança de voo em meio à invasão ilegal em andamento da Ucrânia pela Rússia, o novo Boletim de Informações sobre Zonas de Conflito substitui e amplia o escopo da recomendação sobre o espaço aéreo russo anteriormente descrita no CZIB 2022-01R10 . Ele desaconselha a operação dentro do espaço aéreo russo afetado a oeste da longitude 60° Leste, em todos os níveis de voo. A recomendação também se aplica a transportadoras aéreas estrangeiras que receberam uma autorização de segurança da EASA ( Operadores de Terceiros Países ).
A recomendação é válida até 31 de julho de 2025 e pode ser revisada antes e adaptada ou retirada, sujeita à avaliação revisada de segurança e proteção. A EASA, em cooperação com a Comissão Europeia, continuará monitorando de perto a situação, para avaliar a exposição ao risco para operadores da UE e de países terceiros que realizam voos de/para a União Europeia (UE).
É importante notar que nenhuma companhia aérea da UE voa atualmente para, de ou sobre o espaço aéreo da Federação Russa. No entanto, várias transportadoras de países terceiros continuam a fazê-lo, apesar dos riscos relacionados à guerra.
Fundo
Após a queda do voo MH17, a UE criou o ”Sistema de Alerta de Zonas de Conflito da UE” para fornecer aconselhamento consistente às companhias aéreas e proteger melhor os viajantes europeus. Ativo desde o início de 2016, ele facilita a cooperação entre Estados-Membros da UE, instituições, EASA e partes interessadas da aviação para compartilhar inteligência sobre riscos de zonas de conflito. O sistema visa consolidar informações e avaliações de risco, emitindo recomendações oportunas para aumentar a segurança dos Estados-Membros, operadores e passageiros, ao mesmo tempo em que complementa os esforços nacionais com uma perspectiva de risco europeia comum. Mais informações .
Fonte: EASA
Foto: Divulgação
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , Linkedin, BlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.