Air France-KLM expande contrato de aquisição de SAF com a TotalEnergies
TotalEnergies fornecerá até 1,5 milhão de toneladas de combustível de aviação mais sustentável ao longo de uma década
A TotalEnergies e a Air France-KLM assinaram um contrato para que a TotalEnergies forneça até 1,5 milhão de toneladas de combustível de aviação mais sustentável (SAF) para as companhias aéreas do Grupo Air France-KLM ao longo de um período de dez anos, até 2035.
Este contrato representa um dos maiores contratos de compra de SAF assinados pelo grupo até o momento. Em 2022 e 2023, a Air France-KLM foi o maior usuário de SAF do mundo, representando 17% e 16% da produção global total, respectivamente.
Acelerando a descarbonização do transporte aéreo na Europa
Este contrato se baseia em um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) assinado em 2022 para o fornecimento de 800 mil toneladas de SAF. Ao reavaliar este acordo hoje, as empresas reafirmam seu objetivo de reduzir o impacto ambiental do setor de transporte aéreo o mais rápido possível, diminuindo as emissões de CO2.
Até 2030, a Air France-KLM pretende reduzir suas emissões de CO2 por passageiro/km em 30% em comparação com os níveis de 2019. Para alcançar esse objetivo, será utilizada uma combinação de renovação da frota, medidas operacionais como ecopilotagem e a incorporação de pelo menos 10% de combustível de aviação mais sustentável em todos os seus voos. Essas metas ambiciosas vão além das obrigações regulatórias.
O SAF fornecido será produzido a partir de resíduos e sobras da economia circular nas biorrefinarias e refinarias da TotalEnergies na França e na Europa por meio de coprocessamento. Este SAF será utilizado para abastecer voos operados pelas companhias aéreas do Grupo Air France-KLM que partem da França, Países Baixos e outros países europeus. O desenvolvimento do SAF está no centro da estratégia de transição da TotalEnergies para atender à demanda do setor de aviação.
A Air France-KLM implementou uma política rigorosa de aquisição, comprando apenas SAF de segunda geração que não compete com a produção alimentar global e que possui certificação RSB ou ISCC+ para sua sustentabilidade.
O SAF permite uma redução nas emissões de CO2 de pelo menos 75% e até 90% ao longo de todo o ciclo de vida do combustível, em comparação com combustíveis fósseis equivalentes.
“Garantir os volumes de combustível de aviação mais sustentável necessários para descarbonizar nossa atividade é um grande desafio. Este acordo com a TotalEnergies é um passo adicional nessa direção e um testemunho do nosso apoio de longa data ao desenvolvimento da produção de SAF na França e na Europa. Um setor sólido de SAF capaz de atender às necessidades da nossa indústria é um fator chave para a soberania e independência energética da Europa”, disse Benjamin Smith, CEO do Grupo Air France-KLM.
“O SAF contribui tanto para a transição energética de nossos clientes no setor de aviação quanto para a transição industrial de nossas refinarias. Portanto, representa um verdadeiro ‘ganha-ganha’ para o futuro da indústria e da aviação”, afirmou Patrick Pouyanné, Presidente e CEO da TotalEnergies. “Nos últimos dez anos, temos sido pioneiros na área, investindo em biorrefinarias e instalações de produção de SAF na França, além de desenvolver tecnologias de coprocessamento em nossas refinarias. Com base nesses sucessos industriais, pretendemos continuar esse impulso na Europa e no mundo”.
Uma parceria de longa data entre a TotalEnergies e a Air France-KLM
Na última década, a TotalEnergies e o Grupo Air France-KLM têm trabalhado juntos para testar e incorporar combustível de aviação sustentável. Esta parceria começou em 2014 com o “Lab’line for the Future”, um experimento de dois anos durante o qual 78 voos da Air France entre Paris-Orly e Toulouse, e entre Paris-Orly e Nice foram abastecidos com 10% de SAF fornecido pela TotalEnergies.
Em janeiro de 2020, ambas participaram, junto com a Safran e a Suez, da Chamada para Expressões de Interesse lançada pelo governo francês para incentivar o surgimento de uma indústria de produção de SAF na França. Desde 2022, a TotalEnergies tem fornecido SAF para as companhias aéreas do Grupo Air France-KLM na França, como parte do mandato de incorporação francês.
Produção de SAF na França e na Europa
A TotalEnergies está investindo fortemente em projetos para produzir combustível de aviação mais sustentável na França e na Europa:
- Em Grandpuits: A TotalEnergies está transformando o local em uma plataforma sem petróleo, com um investimento de 400 milhões de euros. Focada principalmente na produção de SAF a partir da economia circular, Grandpuits será capaz de produzir 210 mil toneladas de combustível de aviação sustentável até 2025 e mais 75 mil toneladas até 2027.
- Na Normandia: A TotalEnergies começou a produzir SAF em sua refinaria de Gonfreville. A empresa planeja aumentar a produção para 160 mil toneladas de SAF por ano até 2025.
- Em La Mède: A TotalEnergies investiu 340 milhões de euros para transformar sua refinaria em uma biorrefinaria. Em 2024, a TotalEnergies investiu mais 70 milhões de euros para processar até 100% de resíduos da economia circular e produzir SAF até 2025. Desde 2021, o biodiesel produzido em La Mède tem sido usado para produzir SAF na planta da TotalEnergies em Oudalle, perto de Le Havre.
- A TotalEnergies está estudando a produção de SAF por meio de coprocessamento em suas outras refinarias europeias até 2025.
Sobre o Grupo Air France-KLM
Um player global com uma forte base europeia, as principais áreas de negócios do Grupo Air France-KLM são o transporte de passageiros, de carga e manutenção aeronáutica.
A Air France-KLM é um dos principais grupos das companhias aéreas em termos de tráfego internacional com partida da Europa. Oferece a seus clientes acesso a uma rede global, cobrindo mais de 320 destinos graças à Air France, KLM Royal Dutch Airlines e Transavia, principalmente a partir de suas bases em Paris-Charles de Gaulle, Paris-Orly e Amsterdã-Schiphol.
O Flying Blue é o programa de fidelidade do Grupo Air France-KLM, com mais de 24 milhões de associados.
Junto a seus parceiros Delta Air Lines e Virgin Atlantic, a Air France-KLM opera a maior joint venture transatlântica, com mais de 340 voos diários. A Air France-KLM também é membro da SkyTeam, a aliança dedicada a proporcionar aos passageiros uma experiência de viagem fluida em cada etapa de sua jornada, com 19 companhias aéreas associadas trabalhando juntas em uma extensa rede global.
Reconhecido há 20 anos como líder do setor em desenvolvimento sustentável, o Grupo Air France-KLM está determinado a acelerar a transição para uma aviação mais sustentável.
Fonte e foto: KLM
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , Linkedin, BlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.