Airbus A330MRTT completa primeiro voo de teste 100% SAF em ambos os motores
A Royal Air Force, a Airbus e outros parceiros do setor realizaram o primeiro voo do mundo com 100% de combustível de aviação sustentável (SAF) usando uma aeronave militar em serviço. É também o primeiro voo 100% SAF de qualquer tipo de aeronave realizado no espaço aéreo do Reino Unido.
Um Voyager da RAF – a variante militar do jato comercial Airbus A330 – decolou na quarta-feira sobre a RAF Brize Norton em Oxfordshire, Inglaterra, movido completamente por combustível de aviação 100% sustentável em ambos os motores, abrindo caminho para uma série de possibilidades para o futuro dos aviões militares voadores.
O voo foi um esforço conjunto entre a RAF, a fabricante de aeronaves Airbus, a agência de equipamentos e suporte de defesa do Ministério da Defesa do Reino Unido, a empresa britânica de leasing de aeronaves AirTanker e a fabricante de motores Rolls-Royce, com combustível fornecido pela Air bp.
Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space, disse: “Fiel ao nosso propósito de ‘pioneiro no setor aeroespacial’, apoiamos com prazer a Royal Air Force neste voo de teste de combustível sustentável. Parabenizo nosso cliente do Reino Unido por esta conquista, que ajuda a preparar o caminho para uma redução sustentável das emissões de carbono de nossas frotas de aeronaves militares. Os engenheiros da Airbus fizeram uma contribuição significativa para esta missão da RAF, fornecendo experiência no terreno nas últimas semanas e garantindo as licenças de voo militares necessárias do MoD”.
Combustível de aviação sustentável – que é feito de matérias-primas sustentáveis à base de resíduos, neste caso, óleo de cozinha usado – reduz as emissões de carbono do ciclo de vida em até 80% em comparação com o combustível convencional que substitui, diminui a dependência da RAF nas cadeias de suprimentos globais e melhora a resiliência operacional reduzindo a necessidade de reabastecimento de combustível.
Como diferentes abordagens se adequarão a diferentes plataformas e ambientes, uma variedade de opções alternativas de combustível está sendo analisada para garantir que o Reino Unido esteja na vanguarda dessa tecnologia em desenvolvimento.
O voo de retorno de 90 minutos da RAF Brize Norton, pilotado por uma tripulação combinada de testes de vôo da Airbus, RAF e Rolls-Royce, replicou uma surtida de reabastecimento ar-ar e foi testemunhado por representantes seniores da RAF e da indústria. A RAF disse que demonstrou o potencial para sua capacidade operacional futura, garantindo a capacidade de contribuir para a defesa do Reino Unido onde e quando for necessário.
O piloto de testes experimentais e capitão do voo, Jesus Ruiz, disse: “Do ponto de vista da tripulação, a operação do SAF foi ‘transparente’, o que significa que nenhuma diferença foi observada operacionalmente. O Plano de Teste foi exaustivo e robusto e nos permitiu comparar o SAF com o JET1 culminando em um voo sem uma única gota de combustível fóssil. O trabalho em equipe foi um dos principais contribuintes, harmonizando a experiência da Airbus, Rolls-Royce e RAF. Sentimo-nos muito orgulhosos de ser uma pequena parte deste grande passo para a aviação sustentável”.
Fonte e foto: Airbus
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e Linkedin, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.