Airbus fornecerá à Polônia um sistema de satélite óptico de altíssima resolução
Primeiro contrato de exportação dos satélites ópticos S950 da Airbus, já utilizados para a Pléiades Neo
O sistema polonês inclui dois satélites de altíssima resolução, segmento terrestre e serviços associados, incluindo treinamento completo
Acesso às imagens de Pléiades Neo desde 2023
A Airbus Defence and Space assinou um contrato com a Polônia para fornecer um sistema de inteligência geoespacial, incluindo o desenvolvimento, fabricação, lançamento e entrega em órbita de dois satélites ópticos de observação da Terra de alto desempenho. O contrato abrange ainda o segmento terrestre associado, incluindo Estação de Receção Direta na Polónia, serviços de lançamento, formação da equipa polaca, manutenção e apoio técnico aos sistemas espaciais e terrestres.
Além disso, o acordo abrange a entrega de imagens de resolução muito alta (VHR) da constelação Airbus Pléiades Neo já em 2023.
Este contrato é o primeiro sucesso de exportação, obtido com o apoio do governo francês, do satélite óptico Airbus S950 VHR que decorre do desenvolvimento da constelação Pléiades Neo, já operando em órbita com dois satélites desde 2021. Este sistema de última geração oferece um desempenho de ponta de recursos ópticos VHR acompanhados por uma agilidade muito alta em órbita.
Jean-Marc Nasr, chefe de Sistemas Espaciais da Airbus disse: “Este contrato fornecerá à Polônia um dos sistemas de observação da Terra por satélite mais sofisticados do mundo. Ele fortalece a Europa e dá à nação polonesa uma capacidade espacial verdadeiramente soberana. Esperamos desenvolver ainda mais nossa cooperação com a Polônia sob a égide da parceria estratégica entre a França e a Polônia”.
Após o lançamento dos satélites do Centro Espacial Europeu em Kourou, na Guiana Francesa, as imagens provenientes dos satélites poloneses serão recebidas diretamente na Polônia pela infraestrutura do sistema nacional de satélites, garantindo total autonomia.
Este anúncio consolida a posição da Airbus como líder mundial na exportação de sistemas de observação da Terra por satélite e é uma grande demonstração de confiança na tecnologia da empresa. É também um endosso à estratégia da Airbus de investir na constelação Pléiades Neo, referência em sistemas de geoinformação VHR.
A montagem, integração e testes dos satélites serão realizados nas salas limpas da Airbus em Toulouse e o lançamento está previsto para 2027. A partir de 2023, a Polônia terá acesso às imagens do Pléiades Neo diretamente da Airbus.
Fonte e foto: Airbus
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e Linkedin, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.