Anac lança edital para o Prêmio Acessibilidade e Inovação 2025
Em parceria com MPor e MDHC, ação vai premiar as iniciativas que aprimorem a experiência dos passageiros que precisam de assistência especial
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu as inscrições para o Prêmio Acessibilidade e Inovação de 2025 nessa segunda-feira, 17 de fevereiro. O edital, publicado no Diário Oficial da União, pretende incentivar os aeroportos brasileiros e companhias aéreas que operam em território nacional a apresentarem práticas inovadoras de acessibilidade, além de premiar as iniciativas que aprimorem a experiência dos passageiros com necessidade de assistência especial (Pnaes) em toda a sua jornada — antes, durante e após o voo.
As inscrições devem ser feitas no site da Anac até o dia 3 de abril, com o preenchimento de um formulário eletrônico. A relação final dos participantes será divulgada no dia 10 de abril.
Neste ano, o prêmio terá a parceria dos ministérios de Portos e Aeroportos (MPor) e o dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que irão avaliar as iniciativas apresentadas pelos participantes em três categorias: operadores aéreos nacionais, operadores aéreos estrangeiros e operadores aeroportuários. Cada uma conta com quatro critérios de avaliação: resultados obtidos, grau de inovação, nível de replicabilidade e utilização eficiente de recursos, com suas respectivas notas e pesos, conforme matriz de pontuação do edital.
As análises serão feitas pelo Comitê Gestor do Prêmio, composto por servidores da Anac, do MPor e do MDHC. A premiação faz parte da agenda regulatória voltada à criação de incentivos para que as empresas aprimorem o atendimento aos passageiros, e integra o programa Asas para Todos, focado em inclusão, diversidade e formação no setor aéreo.
Reconhecimento
Uma ação inovadora será premiada em cada categoria. As melhores receberão uma placa e o direito de uso da marca “Prêmio Acessibilidade e Inovação 2025” em materiais de divulgação. Já os responsáveis pelas iniciativas premiadas poderão ser convidados, num período de até um ano após a premiação, para participar de eventos ou missões técnicas organizadas pela Anac e eventuais parceiros, com o objetivo de valorizar, incentivar e disseminar a inovação premiada.
A edição de 2025 busca consolidar o sucesso do ano anterior, ampliando o incentivo à inovação por parte das companhias aéreas e aeroportos. Neste ano, os participantes poderão apresentar iniciativas inovadoras que tenham contribuído para a melhoria dos serviços prestados aos passageiros em 2024.
Fonte: Anac
Foto: Divulgação
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , Linkedin, BlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.