IATA e OACI

Anunciadas as vencedoras dos Prêmios Diversidade e Inclusão da IATA de 2024

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) anunciou as vencedoras da edição de 2024 dos Prêmios de Diversidade e Inclusão da IATA:

  • Prêmio modelo de inspiração: Kendra Kincade, CEO e fundadora da Elevate Foundation.
  • Prêmio High Flyer: Mafunase Ngosa Malenga, fundadora e diretora do Southern Africa Institute of Aviation Science and Technology.
  • Prêmio equipe diversidade e inclusão: British Airways.

O Painel de jurados também concedeu um prêmio especial na categoria High Flyer a Hana Al Awahdi, vice-presidente sênior de RH da dnata.
 

“As vencedoras são verdadeiros exemplos da mudança que está acontecendo à medida que a diversidade e a inclusão se consolidam como uma prioridade estratégica do setor de aviação. Suas contribuições para manter o equilíbrio de gênero na aviação são inspiradoras e merecedoras do reconhecimento de hoje”, disse Yvonne Manzi Makolo, CEO da RwandAir e presidente do Conselho de Governadores da IATA (2023-2024), que apresentou os prêmios.
 

“A qualidade das indicações aos prêmios é maior a cada ano, pois os resultados do foco da aviação na diversidade e inclusão são cada vez mais concretos. Mudanças reais e importantes foram realizadas por todas as vencedoras e pela premiada especial. Ao chamar a atenção para suas impressionantes realizações, esperamos ampliar ainda mais essa mudança”, disse Karen Walker, editora-chefe da Air Transport World e presidente do painel de juradas.
 

“Parabenizo as vencedoras e todas que foram indicadas. É fundamental garantir que a aviação seja uma ótima opção de carreira para todos os gêneros, pois isso ajuda nossos negócios individualmente e fortalece o setor, e isso é o que os nossos clientes esperam. Todas as indicadas, e particularmente as vencedores, movem a aviação na direção certa”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.
 

Os Prêmios Diversidade e Inclusão da IATA são patrocinados pela Qatar Airways. Graças à sua generosidade, o prêmio de US$ 25.000 é entregue à vencedora de cada categoria ou às instituições de caridade indicadas por elas.
 

O engenheiro Badr Mohammed Al-Meer, diretor executivo do Grupo Qatar Airways, disse: “A Qatar Airways tem orgulho de patrocinar mais uma vez o Prêmio Diversidade e Inclusão da IATA, que destaca os líderes incríveis que promovem mudanças positivas no setor de aviação. Parabenizamos as vencedoras deste ano por suas realizações notáveis.”
 

Os Prêmios Diversidade e Inclusão da IATA de 2024 foram apresentados durante a Cúpula Mundial do Transporte Aéreo (WATS), que foi realizada logo após a 80ª Assembleia Geral Anual da IATA em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
 

Perfis das vencedoras
 

Prêmio modelo de inspiração: Kendra Kincade, CEO e fundadora da Elevate Foundation

Kincade é fundadora e CEO da Elevate Aviation. Sob a sua liderança, a Elevate Foundation desenvolveu vários programas para ajudar a promover o equilíbrio entre gêneros no setor, incluindo o Canadian Cross-Country Tour, um programa de orientação, e o Elevate Aviation Learning Center, uma abordagem do jardim de infância à carreira para conscientização e treinamento em aviação com muitos programas, incluindo uma experiência imersiva de uma semana “Explorando as Carreiras da Aviação” para jovens de 11 a 18 anos, além de um programa gratuito de nove semanas para ensinar às mulheres habilidades e conhecimentos essenciais necessários para ingressar em carreiras da aviação. Kincade também é diretora do documentário “Only Up”, que inspira a próxima geração de profissionais da aviação e celebra as conquistas das mulheres na aviação.


Prêmio High Flyer: Mafunase Ngosa Malenga, fundadora e diretora-gerente do Southern Africa Institute of Aviation Science and Technology

Malenga é fundadora do Southern Africa Institute of Aviation Science and Technology, que agora tem mais de 800 graduados, 80% dos quais são mulheres. Essa conquista impressionante reflete seu compromisso inabalável de oferecer oportunidades para as mulheres na aviação. Muitos desses formandos estão agora empregados em várias funções em companhias aéreas, aeroportos, empresas de carga e agências de viagem, contribuindo para o crescimento e a diversidade do setor em todo o continente.
 

O impacto causado pelo trabalho de Malenga vai além da sala de aula. Ela incentiva ativamente as jovens a realizarem seus sonhos na aviação. Ao quebrar as barreiras de gênero e desafiar os estereótipos, Malenga torna o setor de aviação mais diversificado e inclusivo na África.
     ​
Prêmio equipe diversidade e inclusão: British Airways

A equipe da British Airways lançou em setembro de 2023 a campanha de Inclusão e Diversidade (I&D) “Inclusion starts with I”, com foco no poder dos indivíduos de promover a inclusão por meio de suas ações e comportamentos diários.
 

A campanha já se mostrou bem-sucedida, além de ser uma das várias iniciativas que estão sendo desenvolvidas para apoiar a estratégia da companhia aérea de promover ações positivas e garantir que uma organização inclusiva e diversificada, que reflita o mundo em que vivemos.
 

Parte do trabalho da companhia aérea está concentrada em aumentar a representação étnica e de gênero em toda a empresa. A British Airways atingiu sua meta de 2025 de ter 40% de representação feminina em cargos de liderança com um ano de antecedência e continua avançando em suas metas para 2030.
 

A companhia aérea também concluiu o treinamento de liderança inclusiva para todos os seus diretores, e sua nova rede WINGS Gender Equality é uma forte defensora do equilíbrio entre gêneros, trabalhando em estreita colaboração com as diretorias da British Airways na implementação de planos de ação para promover uma cultura inclusiva e colaborativa.
 

Prêmio High Flyer especial: Hana Al Awahdi, vice-presidente sênior de RH da dnata

A dnata foi a primeira prestadora de serviços em terra a se inscrever na iniciativa 25by2025 da IATA e, sob a liderança de Al Awahdi, alcançou 29% de representação de mulheres em cargos de liderança nas operações da dnata nos Emirados Árabes Unidos em 2023. Isso reflete o foco de Al Awahdi em aumentar o número de mulheres em cargos de liderança, além do recrutamento de pessoas com deficiência.
 

Sob a liderança de Al Awahdi, a dnata lançou o treinamento “quebrando o preconceito” para mais de 400 gerentes sêniores da dnata nos Emirados Árabes Unidos, além de programas de orientação, indicações de carreira, uma celebração global de conquistas no local de trabalho sob a bandeira #IAmRemarkable e um programa inovador de “coaching de maternidade” usando coaches internos qualificados para apoiar as mães antes, durante e depois da licença maternidade.
 

Painel de juradas

O painel de juradas foi presidido por Karen Walker, editora-chefe da Air Transport World, e pelas vencedoras da edição de 2023:

  • Poppy Khoza, diretora de Aviação Civil da South African Civil Aviation Authority;
  • Camila Turrieta, presidente do Comitê de Diversidade, Equidade, Pertencimento e Inclusão da Air Line Pilots Association (ALPA), e Primeira Oficial da JetBlue Airways;
  • Donna Codrington-Moloney, chefe de relações com pessoas, política de pessoas, diversidade, equidade e inclusão da Virgin Atlantic Airways.

Fonte: IATA

Foto: I.A

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.