Guerra

Argentina inicia plano para evacuar argentinos que estão em Israel

O Ministro da Defesa, Jorge Taiana, juntamente com o Chanceler, Santiago Cafiero e o presidente da Aerolíneas Argentinas, Pablo Ceriani, reuniram-se esta manhã para organizar o plano de evacuação dos argentinos que estão em Israel. No âmbito desta operação denominada “Regresso Seguro”, a aeronave Hércules C-130 já descolou de El Palomar com destino a Tel Aviv, de onde fará voos especiais a Roma para evacuar os argentinos, que continuarão o regresso. para Buenos Aires pela Aerolíneas Argentinas.

“Esta é uma operação que lançamos para conseguir a evacuação dos argentinos que estão na zona de conflito. O Hércules já está a caminho para garantir o retorno seguro dos argentinos”, afirmou a ministra Taiana.

Neste sentido, o chefe da pasta afirmou: “Esta é uma decisão política e humanitária do Governo argentino para proteger os seus cidadãos e retirá-los de uma zona de conflito que se desenvolveu inesperadamente de forma violenta durante o fim de semana e que queremos para proteger nossos compatriotas.”

Por sua vez, Santiago Cafiero expressou: “Desde sábado estamos ajudando e apoiando todos os argentinos que estiveram na área e desde domingo tomamos a iniciativa de preparar uma lista que hoje soma 713 pessoas que estiveram lá para motivos turísticos ou de trabalho, alguns residentes e também um grupo de estudantes. “Trabalhamos com todas as listas do Consulado Geral em Tel Aviv e da Embaixada, para realizar a correspondente tarefa de evacuação e repatriação”.

Esta operação está a cargo do Comando Operacional das Forças Armadas e consiste na realização de uma ponte aérea que ligará as cidades de Tel Aviv a Roma até completar a pronta evacuação dos cidadãos argentinos a bordo do Hércules C-130.

O embarque em Israel ficará a cargo do Adido de Defesa, em conjunto com a Embaixada da Argentina no referido país, além disso, o Adido de Defesa na Itália junto com nossa sede diplomática operará uma área intermediária de recepção para que desde a Península Itálica e por voos Voos comerciais da Aerolíneas Argentinas até completar o traslado ao nosso país.

Da mesma forma, como resultado da situação publicamente conhecida em Israel, o Itamaraty permitiu diferentes linhas de comunicação para ajudar os familiares em nosso país que precisam informar sobre concidadãos que estão em dificuldades no território israelense. O número habilitado é o celular +54 9 1140411522, disponível para ligações e mensagens via WhatsApp.

O Consulado Geral em Tel Aviv também disponibiliza o telefone de emergência da guarda consular: + 972 52 597 8359 e as consultas são recebidas pelo e-mail: consultasargentinosisrael@mrecic.gov.ar para cidadãos argentinos que estejam em território israelense e possam chegar para solicitar evacuação. .

Fonte e foto: Departamento de Defesa da Argentina

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nosso canal de transmissão no Instagram.