Assista: 777-9 realiza pouso preciso em ventos uivantes
A piloto Heather Ross fala sobre os desafios de encontrar — e pousar em — condições extremas.
Durante decolagens e pousos recentes em Lubbock, Texas, ventos cruzados intensos — cerca de 40 nós (46 milhas por hora) na área local — atingiram o 777-9, exatamente o que a equipe de testes de voo estava procurando.
- Os testes demonstraram as capacidades do avião em condições extremas e foram resultado de um esforço de meses da equipe para se preparar e executar os testes dependentes do clima.
Pronto para o teste: para identificar as condições corretas de vento cruzado, os meteorologistas da Boeing monitoram os padrões climáticos em todo o mundo e dão suporte às equipes que planejam e replanejam a logística.
- “As condições são bastante raras”, disse a Capitã Heather Ross, piloto do projeto 777-9, que estava nos controles durante os testes de vento cruzado. “Tudo precisa funcionar perfeitamente. O avião precisa estar pronto para o teste; a tripulação precisa estar pronta para o teste. Precisamos ter praticado as condições em nosso simulador como uma equipe antes de estarmos prontos para o teste. E então precisamos obter as condições de vento cruzado.”
Por que é importante: “Queremos estabelecer a quantidade máxima de vento cruzado que pudermos encontrar para demonstrar que o avião pode pousar com segurança nessas condições extremas”, disse Ross. “Esses números são importantes porque são usados por nossos clientes em suas próprias operações.”
Atualização rápida: a Boeing realizou mais de 1.300 voos de teste com a frota 777-9 e 3.800 horas de voo. Além dos rigorosos testes da própria Boeing, também estão em andamento testes de voo de certificação com a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) para coletar os dados necessários para a certificação.
Família 777X : A família 777X – que inclui o 777-9, o 777-8 Cargueiro e o avião de passageiros 777-8 – é o mais novo membro da família widebody líder de mercado da Boeing. Clientes já encomendaram mais de 520 aeronaves 777X.
- A Boeing está trabalhando para entregar o primeiro 777-9 em 2026.
Fonte: Boeing
Foto: Bones Wolfe
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , Linkedin, BlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.
