AST SpaceMobile selecionao novo foguete Glenn da Blue Origin para entregar satélites BlueBird de última geração ao espaço
A Blue Origin anunciou no dia 14/11 um acordo de lançamento múltiplo para entregar vários satélites BlueBird Block 2 de próxima geração para órbita baixa da Terra (LEO) em New Glenn. Todos os lançamentos ocorrerão ao longo de um período de vários anos a partir do Complexo de Lançamento 36 da Blue Origin na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral.
A AST SpaceMobile está construindo a primeira e única rede de banda larga celular baseada no espaço projetada para aplicações comerciais e governamentais. Ela operará diretamente com smartphones do dia a dia e permitirá a troca perfeita entre torres de celular terrestres e sinais de satélite, dependendo da localização e das necessidades de cobertura.
“O desempenho e a capacidade sem precedentes do New Glenn dentro de sua carenagem de sete metros nos permite implantar mais de nossos satélites BlueBird Block 2 em órbita, ajudando a fornecer cobertura contínua de serviço de banda larga celular em alguns dos mercados celulares mais procurados globalmente”, disse Abel Avellan, fundador, presidente e CEO da AST SpaceMobile.
“É uma honra apoiar a implantação da AST SpaceMobile de seus satélites BlueBird de próxima geração, que expandirão a conectividade em todo o mundo e impactarão positivamente muitas vidas”, disse Dave Limp, CEO da Blue Origin. “O New Glenn foi construído especificamente para esses tipos de missões inovadoras e ambiciosas.” O New Glenn
tem mais de 320 pés (98 metros) de altura e recebeu o nome de John Glenn, a primeira pessoa a orbitar a Terra. Sua carenagem de sete metros permite o dobro do volume de carga útil de qualquer sistema de lançamento comercial de classe de cinco metros.
O primeiro estágio reutilizável do veículo foi projetado para um mínimo de 25 missões e é alimentado por sete motores Blue Origin BE-4, o mais potente motor de combustão em estágios rico em oxigênio e alimentado por gás natural liquefeito (GNL) já voado. Seu segundo estágio é alimentado por dois motores BE-3U. Cada BE-3U gera 160.000 lbf de empuxo no vácuo. A Blue Origin também fabrica motores BE-7 para seus módulos lunares Blue Moon e o motor BE-3PM da New Shepard.
O primeiro lançamento da New Glenn está a caminho para este ano.
Fonte e foto: Blue Origin
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , Linkedin, BlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.