Aviação fornece ajuda fundamental em momentos de crise
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) destacou o papel fundamental da aviação em situações de desastres naturais e crises humanitárias.
“Quando ocorre uma crise, a aviação está lá para ajudar. A conectividade é essencial para levar ajuda e socorristas para os locais onde são necessários, como no caso recente de ajuda rápida às vítimas do terremoto no sul da Turquia e na Síria. As companhias aéreas ajudaram a salvar vidas logo após o terremoto. E as companhias aéreas continuam ajudando a acelerar a recuperação com o transporte de produtos vitais”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA, durante o Simpósio Mundial de Carga da IATA em Istambul.
Embora não existam informações abrangentes sobre o apoio fornecido pela aviação, uma análise das 29 principais operadoras que atendem a Turquia mostra um trabalho de ajuda impressionante. Estas companhias aéreas:
- Entregaram mais de 3.500 toneladas de ajuda proveniente de mais de 90 países.
- Operaram mais de 350 voos de socorro e repatriação para as áreas afetadas.
- Forneceram transporte para mais de 130 mil socorristas de todo o mundo.
Os suprimentos essenciais entregues incluíram casacos, cobertores, banheiros, artigos de higiene, alimentos, equipamentos para bombeiros, geradores de energia, barracas, rampas de distribuição de água, lanternas, sacos de dormir e suprimentos médicos, entre outros itens.
A Airlink é um bom exemplo de como o setor da aviação responde às crises. Como uma organização sem fins lucrativos, a Airlink coordena recursos doados por companhias aéreas e as necessidades de ONGs nos casos de desastres humanitários. Trabalhando com suas ONGs e companhias aéreas parceiras, a Airlink coordenou o transporte de 1.000 toneladas de suprimentos de ajuda para a área afetada, com o transporte adicional de 300 toneladas.
A resiliência das cidades e a infraestrutura são componentes fundamentais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS 9 e 11, respectivamente), testados em momentos de crise, quando o papel do transporte aéreo é um componente essencial da infraestrutura e ajuda vital para as comunidades.
“Todos os dias, as companhias aéreas fazem uma contribuição positiva enorme para a humanidade, conectando pessoas, culturas, negócios e economias, promovendo o crescimento econômico e o desenvolvimento social. Quando ocorre um desastre, esses vínculos se tornam ainda mais importantes. Todos na aviação podem se orgulhar dos suprimentos essenciais, dos recursos essenciais e da esperança que as aeronaves levam para as áreas afetadas pelos desastres. Com isso, encorajamos todos os grupos envolvidos a se juntarem a nós para garantir que a aviação cumpra esse papel, tornando-se cada vez mais segura, estável, confiável e sustentável”, disse Walsh.
“As companhias aéreas demonstraram compaixão e solidariedade excepcionais, entregando suprimentos essenciais e ajudando as comunidades afetadas em todo o mundo. Durante as crises, levamos esperança, alívio e ajuda, colaborando para reconstruir vidas. Tenho orgulho de fazer parte de um setor que faz tanta diferença”, disse Walsh.
Fonte e foto: IATA
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossa revista digital.