Avião espacial X-37B construído pela Boeing é lançado com sucesso
O veículo está em sua 8ª missão, onde testará tecnologias para parceiros do governo dos EUA.
O X-37B construído pela Boeing decolou do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, a bordo de um SpaceX Falcon 9 às 23h50, horário do leste, em 21 de agosto.
Nesta última missão — a 8ª — o avião espacial está hospedando um módulo de serviço para expandir sua capacidade de transportar experimentos.
Por que é importante: Os membros da equipe da Boeing projetam, constroem e operam o veículo espacial retornável. A reutilização permite que o X-37B voe, melhore e repita, encurtando o tempo entre a concepção e a capacidade confiável para a Força Espacial dos EUA.
- “Nosso papel é garantir que o avião espacial seja o banco de testes mais confiável possível”, disse Michelle Parker, vice-presidente da Boeing Space Mission Systems. “Nada disso acontece sem trabalho em equipe. O lançamento é o ponto de partida para esta missão, mas o trabalho subsequente — o trabalho silencioso e metódico em órbita, análise e eventual retorno — é onde o progresso é conquistado.”

O X-37B foi lançado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, em 21 de agosto, às 23h50, horário do leste, a bordo de um foguete Falcon 9, iniciando sua 8ª missão. (Foto cortesia da SpaceX)
Atualização rápida: O X-37B completou sua sétima missão em 7 de março de 2025, pousando na Base da Força Espacial de Vandenberg, Califórnia. Menos de seis meses depois, o veículo está de volta ao espaço.
- Em sete missões, ele registrou mais de 4.200 dias no espaço e comprovou capacidades.
“Ter uma plataforma espacial retornável nos permite aprender mais rápido”, disse o Coronel Brian Chatman, comandante da instalação do Lançamento Espacial Delta 45. “Os dados que coletamos do X-37B aceleram decisões, fortalecem nossas arquiteturas e ajudam os Guardiões a permanecerem conectados e no caminho certo, mesmo em ambientes contestados. É assim que passamos de ideias promissoras para capacidade operacional em ritmo acelerado.”
O que vem a seguir: O veículo de teste orbital está hospedando vários experimentos para parceiros governamentais, incluindo:
- Uma demonstração de comunicação a laser: transferências de dados por meio de relés de satélite proliferados usando luz infravermelha, permitindo uma transmissão mais segura de grandes quantidades de informações.
- Um sensor inercial quântico: um sensor de alto desempenho que mede movimento com extrema precisão para dar suporte à navegação quando o GPS não está disponível, relevante para missões onde o GPS é negado e navegação cis-lunar.
Após o pouso do X-37B, a equipe inspecionará o hardware para implementar melhorias no próximo voo.
Por Zeyad Maasarani
Fonte: Boeing
Foto: Cortesia da SpaceX
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , Linkedin, BlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.