Azul e Azul Viagens marcam presença na 52ª edição da ABAV, no Rio de Janeiro, com foco na alta temporada
Representantes da companhia e de sua operadora de Turismo apresentam as operações especiais para o período de verão
Entre os destaques está a conversão das rotas corporativas em turísticas em Congonhas
Azul Viagens mostra, ainda, dados de crescimento neste ano, quando completou 15 anos, e anuncia uma nova executiva à frente de Produtos
A Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, e sua operadora de Turismo, a Azul Viagens, marcam presença mais uma vez no que é considerado o maior evento de Turismo da América Latina, a ABAV Expo. Em sua 52ª edição, a feira acontece no Riocentro, no Rio de Janeiro, de 8 a 10 de outubro, e conta com a presença de executivos da Companhia e da operadora.
A Companhia destaca em seu estande a operação especial montada para a alta temporada de verão, com foco na campanha de marketing “O céu do verão é Azul”, lançada recentemente, e na atuação no aeroporto de Congonhas no período. Durante a temporada de verão, pela primeira vez, a Azul converterá as rotas corporativas em turísticas, fortalecendo a presença da Azul em trechos de alto interesse turístico, e facilitando a conexão dos Clientes a destinos com grande procura nas férias.
O estande, localizado no setor H11, tem 75m² e oferece aos agentes ativações e programações especiais, como um mapa de rotas e experiências sensoriais com imagens e sons dos destinos operados pela Azul. Os visitantes poderão participar de um quiz, concorrendo a pontos no programa Azul Fidelidade, passagens aéreas e brindes de participação.
“A ABAV é um dos momentos mais importantes do ano para estarmos próximos dos nossos parceiros e agentes de viagem, e neste ano, estamos mostrarmos tudo o que a Azul e a Azul Viagens prepararam para o verão. As operações especiais, a conversão de rotas em Congonhas e as novidades da Azul Viagens refletem nosso compromisso em oferecer mais oportunidades de negócios e experiências inesquecíveis para os Clientes”, diz Daniel Bicudo, vice-presidente Comercial e de Negócios da Azul.
15 anos de Azul Viagens
A operadora de Turismo da Azul completou neste ano 15 anos, registrando aumento de 20% em sua receita geral no último ano. Além do crescimento no mercado doméstico, de 16%, o internacional teve grande destaque, com 36% de incremento, em relação a 2024. Os destaques no exterior foram os destinos Espanha, República Dominicana, Orlando e Itália. Já no nacional, se destacam Porto Alegre e Serra Gaúcha, Amazônia, Vitória e Guarapari, Fortaleza e Jericoacoara, além de Porto Seguro e Recife + Porto de Galinhas.
O ano foi também de fortalecimento da parceria com agências e na presença física no varejo, com a abertura de lojas nos principais mercados de todo o país. Atualmente, são 121 lojas da Azul Viagens em funcionamento em 22 estados. A expectativa é abrir mais a 18 novas unidades até o fim deste ano, chegando a 139 pontos em operação.
Durante a ABAV, a operadora de Turismo da Azul também apresentou sua nova executiva, Fernanda Paranhos, gerente de Produtos Sênior da Azul Viagens. Com experiência de 13 anos anterior em operadora, com produtos internacionais, ela cuidará também do nacional, e de produtos da Azul Viagens como cruzeiros, hotéis e pacotes, entre outros.
Alta temporada de verão
A Azul fez um planejamento de sua malha aérea para a alta temporada de verão, no período entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, com a oferta de 3,6 mil voos extras de/para todas as regiões do Brasil. Já o número de assentos extras ofertados chegará a mais de 520 mil lugares. O destaque da programação especial de alta temporada será a nova operação no Aeroporto de Congonhas (SP).
Além da operação especial no Aeroporto de Congonhas, que se estenderá até 18 de fevereiro, outros cinco aeroportos terão aumento expressivo no número de decolagens e assentos oferecidos, chegando a 80% de acréscimo, em relação a suas programações regulares. Serão eles: João Pessoa-PB, Ilhéus-BA, Natal-RN e Maceió-AL.
As localidades, que contarão com maior número de novos destinos, serão nesta ordem: São Paulo-SP, Maceió-AL, Salvador-BA e João Pessoa-PB. Entre as novas rotas estarão Congonhas-Foz do Iguaçu, Congonhas-Salvador, Curitiba-Recife, Ribeirão Preto-Fortaleza e Confins-Jericoacoara, entre outras.
A Azul já negociou 30% dos assentos extras da alta temporada de verão 2025/2026 com operadoras de turismo. A estratégia da área comercial garante tarifas mais competitivas e bloqueios exclusivos para a criação de pacotes personalizados, com destaque para os voos com origem e destino em Congonhas.
Para a alta temporada, a Azul Viagens também apresenta aumento em sua oferta de voos dedicados, com os voos semanais passando de 185 para 312, com quase cinco vezes mais operação a partir do aeroporto paulistano. Os principais destinos da operadora nesta temporada são Salvador, Porto Alegre, Fortaleza e Maceió.
Resultados na nova estrutura comercial
Após lançar o seu reposicionando de marca no primeiro semestre, com a campanha “O Céu do Brasil é Azul”, a Azul fez uma nova estrutura comercial, com a criação da Vice-Presidência Comercial e de Negócios, com o executo Daniel Bicudo à sua frente. Com objetivo de promover integração entre as unidades de negócios, fortalecendo a operação comercial da Companhia, a nova estrutura comercial já apresenta bons resultados.
A segmentação já apresentou, no curto prazo, resultados no Comercial: operadoras com crescimento em vendas em mais de 41% ano contra ano; plataformas de viagens online com crescimento de 10% em vendas, ano contra ano; e fretamento com previsão de crescimento de 27% ano contra ano, entre contratos de longo prazo e oportunidades de mercado.
A nova estrutura engloba as áreas Comercial, CRM/Performance, Canais Digitais e Receitas Auxiliares da Azul Linhas, além das unidades de negócios Azul Viagens, Azul Fidelidade e Azul Cargo.
Sobre a Azul
Azul S.A. (B3: AZUL4; OTC: AZULQ), a maior companhia aérea do Brasil em número de partidas e cidades atendidas, oferece mais de 800 voos diários para 137 destinos. Com uma frota operacional de cerca de 200 aeronaves e mais de 15 mil tripulantes, a companhia possui uma malha de 250 rotas diretas. A Azul foi eleita pela Cirium (empresa líder em análise de dados de aviação) como a 2ª companhia aérea mais pontual do mundo em 2023. Em 2020, a Azul foi premiada como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor, sendo a primeira vez que uma companhia aérea brasileira conquistou o primeiro lugar no Traveller’s Choice Awards. Para mais informações, acesse o site da Azul .
Fonte e foto: Azul
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , Linkedin, BlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.