Empresas Aéreas

Boeing inicia modificação do X-66, removendo motores e adicionando tecnologia de digitalização

– A colaboração de design com a NASA baseia-se nos esforços de aviação sustentável da Boeing

– Digitalização 3D para informar o projeto e construção de engenharia do X-66

– As asas MD-90 serão removidas em breve, Transonic Truss-Braced Wings instaladas

A Boeing [NYSE:BA] iniciou uma extensa modificação de um avião que se tornará o X-66 Sustainable Flight Demonstrator (SFD), removendo motores e completando varreduras de metrologia 3D para informar o projeto do avião e construir plano.

As asas originais do jato MD-90 serão removidas em breve para testar o projeto Transonic Truss-Braced Wing (TTBW) com novas asas ultrafinas apoiadas por suportes com envergaduras maiores e proporções de aspecto mais altas. A maior envergadura e a eficiência aerodinâmica do TTBW poderiam acelerar significativamente as oportunidades de redução do uso de combustível e das emissões.

  • Boeing inicia modificação do X-66, removendo motores e adicionando tecnologia de digitalizaçãoReproduzir arquivoBoeing inicia modificação do X-66, removendo motores e adicionando tecnologia de digitalização

O X-66 é o primeiro projeto de avião experimental da NASA focado em ajudar os EUA a atingir sua meta de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa na aviação. Os testes de solo e voo estão previstos para começar em 2028.

A Boeing lançou um vídeo de lapso de tempo das etapas recentes da conversão, incluindo:

  • Remoção dos motores e reversores de empuxo
  • Levantamento e escoramento do jato para simular a condição do avião durante a modificação completa
  • Digitalização a laser 3D da estrutura do avião


Com os dados de digitalização, a Boeing usará software de modelagem 3D para sobrepor a estrutura existente do MD-90 com os novos componentes do X-66, permitindo uma integração espacial mais precisa e a oportunidade de identificar e mitigar riscos no início do processo de modificação.

A Boeing continuará a fornecer atualizações à medida que o projeto avança.

Fonte e imagens: Boeing

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram e no telegram