Canadá implanta aeronave de patrulha de longo alcance CP-140 para apoiar o Haiti
Hoje, a Ministra da Defesa Nacional, Anita Anand, e a Ministra das Relações Exteriores, Mélanie Joly, anunciaram que o Canadá enviou uma aeronave de patrulha de longo alcance CP-140 Aurora da Real Força Aérea Canadense (RCAF) para apoiar os esforços do Canadá para interromper as atividades de gangues no Haiti e demonstrar o compromisso do Canadá com o povo haitiano. O Canadá está empreendendo esforços para resolver a terrível situação de segurança no país e apoia a Polícia Nacional do Haiti. O Canadá está fornecendo essa assistência em resposta ao pedido de apoio do Haiti, à medida que a violência continua a aumentar no país.
Esta aeronave de patrulha canadense fornecerá inteligência, vigilância e capacidade de reconhecimento para reforçar os esforços para estabelecer e manter a paz e a segurança para o povo do Haiti. A aeronave CP-140 já foi implantada na região e atualmente está operando sobre o Haiti. Ele permanecerá na região por vários dias.
O Canadá apoia o povo do Haiti enquanto eles lutam por um futuro pacífico e próspero. O Canadá tem apoiado os esforços diplomáticos em direção a um diálogo político inclusivo que levará a eleições justas e livres; forneceu mais de US$ 98 milhões em assistência internacional para responder às necessidades urgentes e básicas da população; impôs sanções aos responsáveis pela violência em curso, incluindo as elites haitianas que estão a permitir as gangues; e prestou apoio à Polícia Nacional do Haiti.
Em outubro de 2022 e janeiro de 2023, a RCAF transportou veículos blindados comprados pelo Haiti para o Diretor Geral da Polícia Nacional Haitiana em resposta a pedidos do governo haitiano.
O Canadá continuará a apoiar o povo do Haiti e a explorar formas de ajudar o povo haitiano a sair desta crise.
Aspas
“O Canadá está comprometido em apoiar o povo do Haiti, bem como a paz e a segurança no país. A implantação de uma aeronave de patrulha canadense fortalecerá os esforços para combater atos criminosos de violência e estabelecer as condições necessárias para um futuro pacífico e próspero. Agradeço a todos os membros das Forças Armadas canadenses envolvidos nesta missão por seu serviço e dedicação à estabilidade global”.
A Honorável Anita Anand, Ministra da Defesa Nacional
“Nas últimas semanas, a violência no Haiti aumentou à medida que as gangues continuam a aterrorizar as populações vulneráveis com impunidade. A comunidade internacional tem um papel a desempenhar na resposta à atual crise humanitária e de segurança e o Canadá está empenhado em desempenhar um papel de liderança. Continuaremos a apoiar os esforços liderados pelo Haiti para restaurar a segurança e construir um futuro mais seguro e brilhante para seu povo”.
Mélanie Joly, Ministra dos Negócios Estrangeiros
Fatos rápidos
- O CP-140 Aurora é uma aeronave de patrulha de longo alcance usada para vários tipos de missões em terra e água.
- O Aurora pode cumprir uma ampla variedade de funções, incluindo gerenciamento de operações, inteligência marítima e terrestre, vigilância e reconhecimento, guerra antissubmarina e anti-superfície, coordenação de ataques e busca e salvamento. Também pode ajudar outras agências governamentais a combater, a pesca ilegal, a poluição, o tráfico de drogas e muito mais.
- Essa implantação é uma das muitas maneiras pelas quais o Canadá está agindo para apoiar o povo do Haiti.
- Em dezembro de 2022, o Canadá realizou uma missão diplomática no Haiti para incentivar uma maior unidade entre as principais partes interessadas em direção a um caminho político e processo para eleições democráticas.
- Desde novembro de 2022, sob os Regulamentos de Medidas Econômicas Especiais (Haiti), o Canadá impôs sanções em resposta à conduta flagrante das elites haitianas que fornecem apoio financeiro e operacional ilícito a gangues armadas.
- Em 10 de novembro de 2022, o Canadá implementou a resolução 2653 de sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas na lei canadense sob a Lei das Nações Unidas em resposta à conduta flagrante de gangues criminosas armadas no Haiti. As sanções impuseram uma proibição de negociação contra um líder de gangue haitiano.
- Em outubro de 2022, uma delegação do governo canadense realizou consultas no Haiti com parceiros regionais, as Nações Unidas, a CARICOM e outros parceiros.
- Em parceria com as forças armadas dos EUA, o Canadá transportou uma entrega comercial de veículos blindados para o Haiti em 15 de outubro de 2022. O Canadá transportou uma segunda entrega comercial de veículos blindados para o Haiti em 11 de janeiro de 2023.
- Em 21 de setembro de 2022, o primeiro-ministro Trudeau anunciou a contribuição do Canadá de US $ 20 milhões para ajudar na reconstrução do Haiti após o terremoto de 2021.
Fonte e foto: Gabinete do Ministro da Defesa do Canadá
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram , faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.