Aeroportos

CCR inaugura obras do Aeroporto de Londrina

Com investimento de R$ 200 milhões, novo terminal aumenta capacidade e reforça a infraestrutura aérea do Norte do Paraná

A cidade de Londrina celebra um marco histórico com a entrega das obras de modernização do Aeroporto Governador José Richa, nesta quarta-feira, 22 de janeiro. Com investimento de cerca de R$ 200 milhões pela CCR Aeroportos, o terminal está preparado para atender à crescente demanda da região Norte do Paraná.

As melhorias estruturais proporcionam mais conforto, segurança e eficiência operacional. Com um aumento de 40% na área do terminal, passando de 8.500 m² para 11.500 m², o aeroporto oferece uma nova e ampla sala de embarque, mais opções comerciais, uma sala VIP e duas novas pontes de embarque (fingers) que elevam o padrão de atendimento aos passageiros.

“É praticamente um novo aeroporto. E com essa estrutura, mais moderna, eficiente e confortável, abrem-se muitas possibilidades para o desenvolvimento econômico de Londrina e região, tanto na atração de novas rotas aéreas, como melhor capacidade para abertura de novas lojas e serviços no terminal”, conta Fabio Russo, CEO da CCR Aeroportos.

Além de Russo, a cerimônia contou com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do prefeito de Londrina, Thiago Amaral.

Operacional

A infraestrutura também foi aprimorada com a ampliação do pátio de aeronaves, agora capaz de acomodar até seis jatos simultaneamente, e a reformulação do antigo pátio, aumentando a capacidade de estacionamento para a aviação particular. Além disso, a pista de pousos e decolagens foi estendida em 150 metros e já está homologada, garantindo mais eficiência nas operações.

O novo aeroporto tem capacidade para processar mais de 3 milhões de passageiros por ano, acompanhando o ritmo de crescimento da cidade. Para maior segurança, foram implementadas melhorias como nova área de escape, realocação dos sistemas de navegação (PAPI) e a construção da estrutura necessária para a instalação do ILS.

“Este projeto representa mais do que uma ampliação física; é um salto estratégico para a aviação no Norte do Paraná. Implementamos tecnologias que otimizam operações, aprimoram a segurança e elevam a experiência dos passageiros a um novo patamar. Hoje, entregamos um aeroporto preparado para o futuro, impulsionando a conectividade e o desenvolvimento da região.”, disse Juliano Castro Duarte, gerente do Aeroporto de Londrina. 

As obras iniciadas em 2023 foram concluídas dentro do prazo, sem comprometer as operações do aeroporto, que se manteve ativo durante todo o processo. Centenas de profissionais trabalharam 24 horas por dia para garantir a qualidade e eficiência dos serviços.

“Tudo foi executado com máxima eficiência, garantindo fluidez operacional durante as obras. Cada detalhe desta obra foi pensado para unir eficiência operacional e inovação. A ampliação da pista, os novos fingers e a modernização dos sistemas de navegação foram desafios superados com precisão técnica e comprometimento”, disse Rogério Guimarães, gerente de Obras do Aeroporto de Londrina.

O aeroporto agora conta com nova sala de embarque e duas novas pontes de embarque (fingers).

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). No exterior, a empresa opera os aeroportos Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 43 milhões de passageiros por ano.

www.ccraeroportos.com.br | @ccraeroportos

Fonte e fotos: CCR Aeroportos

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.