Empresas Aéreas

Com nova rota, LATAM registra alta de 16% na demanda de voos no Brasil em agosto

Avanço no país contribuiu para alta de 10,8% na demanda global do Grupo LATAM

A LATAM registrou um crescimento expressivo de 16% na demanda de passageiros por voos domésticos no Brasil (medida em RPK¹) em agosto de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Uma das razões do avanço foi o aumento de 11,3% na oferta de assentos domésticos (ASK²) da empresa no país. O avanço de demanda de voos da companhia no Brasil em agosto superou o crescimento de 13% registrado de julho, período de alta temporada de férias.

O desempenho da LATAM Brasil em agosto – mês que incluiu o início da nova rota Brasília-Campinas, com 21 voos semanais – alavancou o aumento de 10,8% no tráfego consolidado do Grupo LATAM no período (medido em RPK¹). O crescimento da demanda acima da ampliação da oferta elevou a taxa de ocupação dos voos domésticos da LATAM Brasil em 3,4 pontos percentuais, para 86%.

O Grupo LATAM alcançou ainda um crescimento de 9,4% na oferta total de assentos (ASK²), em agosto, em relação ao mesmo mês de 2024. No período, cerca de 7,7 milhões de passageiros foram transportados. Somente no Brasil, foram transportados 3,4 milhões de passageiros pela companhia.

Já na operação cargueira, o Grupo LATAM ampliou sua capacidade total (ATK³) em 5,1% em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2024.
 

¹ RPK sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.
² ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.

³ ATK sigla em inglês para Tonelada-Quilômetros Oferecidos.

(1) Doméstico SSC refere-se às operações domésticas da LATAM Airlines Chile, LATAM Airlines Colômbia, LATAM Airlines Equador e LATAM Airlines Peru.

(2) Doméstico Brasil refere-se às operações domésticas da LATAM Airlines Brasil.

(3) Internacional refere-se às operações internacionais da LATAM Airlines Brasil, LATAM Airlines Chile, LATAM Airlines Colômbia, LATAM Airlines Equador e LATAM Airlines Peru.


Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Fonte: Latam

Foto: Adriano Moura Buzeli – Revista Piloto Ribeirão

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.