Conheça as mulheres que lideram a manutenção dos aeroportos do Paraná
Em meio a um cenário desafiador, as mulheres estão à frente de cargos que, até então, eram ocupados por homens
Equipe feminina do setor de manutenção do Aeroporto Afonso Pena. Da esquerda para a direita: Viviane Borges e Francyneide Siqueira, ambas técnicas manutenção civil; Jessey de Freitas, técnica manutenção equipamentos e sistema; Mônica Chaves, coordenadora de Manutenção; Mirian Oliveira, gerente de Manutenção.
Gerenciar equipes e lidar com os desafios da profissão é sempre um cenário árduo, quando atrelado a cargos que, historicamente, são majoritariamente masculinos, o dia a dia requer ainda mais profissionalismo e confiança. Esse cotidiano é vivido por mulheres que estão em cargos de liderança nos quatro principais aeroportos do Paraná, administrados pela CCR Aeroportos, e atuando no setor de manutenção.
À frente da equipe, está a engenheira Mirian Alves Oliveira, gerindo mais de 90 profissionais, sendo a sua maioria homens. Em um setor que suas características são atreladas, mesmo que erroneamente, a homens, a Manutenção dos Aeroportos Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e o Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, está seguindo os passos de uma mulher que conquistou grandes vitórias ao longo de sua carreira.
Na década de 80, quando Mirian decidiu cursar engenharia, além do desafio de convencer a família de seguir seus estudos, ela conquistou o seu primeiro grande feito: foi a primeira mulher a se graduar no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Em 1993, quando concluiu o curso de engenharia aeronáutica, seguiu carreira na Embraer, tornando-se a primeira gerente mulher da empresa. “Foi difícil conviver com desconfianças no trabalho e das atividades que exercia, mas, com profissionalismo, consegui exercer meu trabalho com eficiência”, comenta.
Depois de seguir seu caminho por terra, trabalhando como gerente da em uma empresa de transporte ferroviário, Mirian geriu uma equipe de mais de 300 operários, para construir a ferrovia norte-sul. “Foram desafios diários, que me fizeram crescer e evoluir ainda mais na profissão”, conta a engenheira.
Em 2023, Mirian foi convidada para assumir a Gerência de Manutenção da CCR Aeroportos para o Bloco Sul, que contempla 9 aeroportos, incluindo os quatro paranaenses. A engenheira lidera uma equipe de mais de 90 profissionais, entre eles mulheres que conquistaram cargos de gestão em virtudes de seu profissionalismo, como Mônica Chaves, coordenadora de manutenção do Aeroporto Afonso Pena, o maior terminal aeroportuário da CCR.
Atualmente, Mônica é a única mulher no cargo de coordenadora de manutenção entre os 16 aeroportos administrados pela CCR. Ela leva o título com muita expertise e consciência da importância da sua atuação como mulher no setor. “Há 14 anos trabalho no setor de aviação, todas as experiências que tive, hoje servem de suporte para o meu trabalho no maior aeroporto do grupo. Aqui em Curitiba, encontrei uma equipe que sabe respeitar e ter igualdade de gênero, o que facilita o desenvolvimento das atividades na equipe”, destaca.
Atualmente, a CCR Aeroporto apresenta projetos de desenvolvimento de lideranças femininas e igualdade de gênero. Nos 16 terminais administrados pela companhia, 42% das mulheres estão em cargos de liderança, e muitas em processos de desenvolvimento e de novas oportunidades.
Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.
Fonte e foto: CCR Aeroportos
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.