DECEA disponibiliza Simulador de Tarifas dos serviços de navegação aérea
Ferramenta permite que os usuários consultem a estimativa de valor cobrado em cada voo no espaço aéreo brasileiro.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) criou uma ferramenta para proporcionar ainda mais transparência para os elos e usuários de seus serviços. O “Simulado de Tarifas” permite que os cidadãos façam uma estimativa do valor cobrado pelos serviços de navegação aérea em cada voo realizado no espaço aéreo brasileiro.
A ferramenta foi desenvolvida pela Assessoria para Assuntos de Tarifas de Navegação Aérea (ATAN) do DECEA e, para fazer a consulta, basta acessar este link.
Os dados informados na ferramenta são extraídos da portaria DECEA n° 328/ATAN3, de 12 de julho de 2022. O resultado do cálculo é uma simulação, com base em informações prestadas pelo interessado (aeroportos de origem e destino e peso médio da decolagem).
O DECEA, subordinado ao Comando da Aeronáutica (COMAER), é o órgão central do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), que presta diversos serviços essenciais para a aviação, como Planos de Zonas de Proteção de Aeródromos, Cartografia Aeronáutica, Inspeção em Voo, Gerenciamento do Tráfego Aéreo, Meteorologia, Informações Aeronáuticas, Telecomunicações, Auxílios à Navegação, Busca e Salvamento, Vigilância do Espaço Aéreo e apoio às operações aéreas militares.
As tarifas são calculadas com base nos custos gerados pela prestação desses serviços, como a remuneração dos profissionais envolvidos, a aquisição e manutenção dos equipamentos, alimentação e proteção de bancos de dados. Saiba mais sobre as tarifas de navegação aérea assistindo este vídeo.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte: Assessoria para Assuntos de Tarifas de Navegação Aérea (ATAN)
Edição: Segundo-Tenente Jornalista Fernanda Pereira
Revisão: Major Aviador Lopes
Arte: Aline Prete
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e Linkedin, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.