Drone

Drones no agro: Brasil já é referência no uso da tecnologia, e especialista traz panorama de tendências globais

Os drones agrícolas deixaram de ser uma novidade no Brasil e, hoje, são uma realidade consolidada nas grandes e médias produções. A tecnologia, que impulsiona a agricultura de precisão, vem transformando o manejo agrícola, com impacto direto na produtividade, na redução de custos e na sustentabilidade das lavouras.
 

O Brasil é, inclusive, destaque mundial nesse mercado. Segundo dados do sistema SARPAS da ANAC, só em 2024 já são mais de 150 mil pilotos e 100 mil drones registrados no país, grande parte deles atuando no agronegócio. O crescimento do setor reflete também na geração de empregos: pilotos de drone agrícola chegam a faturar entre R\$ 4 mil e R\$ 8 mil por mês, com oportunidades que não param de crescer, especialmente no interior do país.
 

Apesar do avanço robusto no Brasil, acompanhar como outros países estão utilizando essa tecnologia é fundamental para manter a competitividade do produtor brasileiro. Quem traz esse panorama é Fábio Torquato, fundador da Agrotravel, que realiza visitas técnicas internacionais com grupos de produtores, empresários e acadêmicos, mapeando as principais tendências do agronegócio.
 

“O Brasil está no mesmo patamar — e, em alguns casos, até mais avançado — do que muitos países em termos de uso de drones no agro. Mas há modelos interessantes lá fora, especialmente na integração de dados, automação e uso de inteligência artificial aplicada às imagens captadas”, explica Torquato.
 

Entre os tópicos que especialista pode aprofundar estão:

* O que o Brasil faz de melhor em comparação ao resto do mundo no uso de drones no agro;
* Quais são as inovações e tendências internacionais que podem chegar ao Brasil nos próximos anos;
* Como o mercado de pilotos de drone se tornou uma nova e promissora profissão no interior do país;
* Desafios para expansão da tecnologia, especialmente em termos de qualificação e regulamentação;
* Casos curiosos e soluções inusitadas que ele acompanhou em diferentes países.

Fábio Torquato está disponível para entrevistas, compartilhando um olhar global sobre a consolidação dos drones no agronegócio e o que vem pela frente.

Sobre a AgroTravel: 

A AgroTravel é uma consultoria estratégica em experiências e viagens para o agronegócio. Desde 2014, conectamos profissionais, produtores e empresas às melhores práticas, tecnologias e mercados globais, criando vivências que impactam decisões, aceleram transformações e ampliam horizontes.

Com roteiros personalizados e uma rede qualificada de parceiros nacionais e internacionais, oferecemos assessoria completa, organizando desde visitas técnicas a fazendas, hubs de inovação até eventos de referência no setor. Cuidamos de todos os detalhes – passagens, hospedagem, transporte, seguros e ingressos – garantindo que cada viagem seja uma experiência enriquecedora e estratégica.

Além do suporte 24 horas aos viajantes, a AgroTravel também leva conhecimento ao setor por meio de palestras especializadas e curadoria de tendências, fortalecendo o posicionamento de empresas e profissionais no mercado global.

Descubra como podemos transformar a sua jornada no agro. Saiba mais em www.agrotravel.com.br ou entre em contato pelo e-mail contato@agrotravel.com.br.

Fonte: Agro Travel

Foto: Gerada por I.A

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.