Guerra

EASA emite alerta sobre riscos no espaço aéreo iraniano após ataque a Israel

Publicações aeronáuticas emitidas pelo Irã, ou em nome do Irã pelas Autoridades de Aviação dos Estados vizinhos e pelo Estado do Operador.

Espaço aéreo afetado

PRIMEIRO TEERÃ (OIIX), todas as altitudes. 

Países afetados

Irã Aplicabilidade Aplica-se a operadores

Descrição de aplicabilidade

Operadores aéreos:

  • sujeito às disposições do Regulamento (UE) n.º 965/2012 da Comissão, planeamento de operações no espaço aéreo afetado (operadores da AESA).
  • Operadores de países terceiros autorizados pela AESA, quando realizam operações ao abrigo da sua autorização TCO para, a partir e dentro da UE (operadores TCO).

Descrição

Este CZIB é emitido com base nas informações atualmente disponíveis para a EASA e a Comissão Europeia para compartilhar as informações necessárias para garantir a segurança dos voos sobre zonas de interesse e indicar áreas de alto risco.

Tendo em vista o ataque iraniano contra Israel em 1º de outubro de 2024 e a anunciada retaliação israelense, o espaço aéreo iraniano representa altos riscos a serem considerados pelos operadores aéreos em suas avaliações de risco.

A EASA continuará monitorando de perto a situação, com o objetivo de avaliar se há um aumento ou diminuição do risco para os operadores de aeronaves da UE devido à evolução da situação de ameaça e risco.
 Recomendação(ões)

A EASA recomenda não operar no espaço aéreo do Irã em todos os níveis de voo.

Os operadores aéreos devem monitorar de perto os desenvolvimentos do espaço aéreo na região e seguir todas as publicações aeronáuticas disponíveis sobre a região emitidas pelo Irã, ou em nome do Irã pelas Autoridades de Aviação dos Estados vizinhos, incluindo informações compartilhadas por meio da Plataforma Europeia de Compartilhamento de Informações e Cooperação em Zonas de Conflito, juntamente com as orientações ou instruções disponíveis de suas autoridades nacionais.

Válido até 31/10/2024

Fonte: EASA

Foto: Manuel Augusto Moreno

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.