FAA e EASA

EASA publica Revisão Anual de Segurança 2024

Revisão Anual de Segurança (ASR) de 2024 da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) já está online. A edição de 2024 analisa o desempenho de segurança do sistema de aviação europeu em 2023. Esta e outras análises realizadas pela EASA em colaboração com as autoridades nacionais de aviação (NAAs) e a indústria são usadas para dar suporte ao processo de gerenciamento de risco de segurança (SRM) que impulsiona a tomada de decisões refletida no Plano Europeu para a Segurança da Aviação (EPAS) . Portanto, onde os riscos são identificados, uma análise mais aprofundada é realizada e, quando necessário, ações de mitigação são incluídas no EPAS.

Este ano, há um novo capítulo analisando especificamente o desempenho de segurança de sistemas de aeronaves não tripuladas (UAS)/drones.

Em 2023, o tráfego atingiu 95% dos níveis de 2019, pré-COVID. Um total de 2,3 bilhões de passageiros foram recebidos pelos aeroportos da Europa em 2023. O tráfego de passageiros na rede de aeroportos europeus aumentou 19% em comparação com o ano anterior.

Em nível global, nos últimos anos, houve cerca de 10 acidentes fatais anualmente (entre 2020-2022); em 2023, esse número caiu para dois acidentes fatais. Destes dois acidentes, houve 77 fatalidades, marcando uma redução em comparação a 2022. É a segunda menor contagem de fatalidades na década, próxima ao menor número recorde estabelecido em 2017 (66 fatalidades).

Em 2023, houve 7,3 milhões de voos seguros na Europa sem acidentes fatais, envolvendo uma operadora europeia tanto para aviões complexos quanto não complexos. Embora esta seja uma notícia claramente positiva, este resultado só foi alcançado por toda a indústria focando na segurança como prioridade. Não há espaço para complacência na segurança da aviação.

Fonte e foto: EASA

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.