Empresas AéreasNotícias

Eficiente, LATAM é a aérea mais pontual de Jericoacoara nos últimos 12 meses e amplia operação no destino cearense

Entre junho de 2022 e maio de 2023, companhia obteve 92,3% de pontualidade nos voos operados com destino a Jeri, resultado mais de 13 pontos percentuais superior à segunda colocada.

Inaugurada em dezembro de 2021, rota São Paulo/Guarulhos-Jericoacoara teve suas operações ampliadas em abril de 5 para 7 voos semanais.

Pontualidade e crescimento reforçam uma LATAM mais fortalecida e competitiva, líder do setor aéreo brasileiro desde 2021.

A LATAM desponta como a companhia aérea mais pontual do aeroporto de Jericoacoara (CE) nos últimos 12 meses. Segundo dados de pontualidade registrados pela Cirium, empresa especializada na análise de dados da aviação mundial, 92,3% dos voos da companhia para o destino cearense entre junho de 2022 e maio deste ano pousaram dentro do horário programado. O resultado positivo é 13,8 pontos percentuais superior ao da segunda colocada. Para medir o indicador de OTP (On-Time Performance), a Cirium avalia os voos comerciais de todo o mundo que chegaram ao seu destino dentro do horário previsto (até 14 minutos após o esperado).

Os resultados levam em consideração toda a operação doméstica da LATAM com destino a Jericoacoara em seus voos diretos a partir do aeroporto de São Paulo/Guarulhos. Inaugurada em dezembro de 2021, a rota completou em dezembro do ano passado o seu primeiro ano de operação com mais de 100 mil passageiros transportados e cerca de 80% de ocupação média das aeronaves. Com a consolidação e alta busca pela rota, em abril deste ano a companhia decidiu ampliar de 5 para 7 a quantidade de voos semanais ao destino, e agora prevê a realização de mais de 730 voos (pousos e decolagens) em Jericoacoara ao longo de 2023. 

“Jeri foi uma das apostas da LATAM em 2021 quando ainda passávamos pelos efeitos da pandemia. Sabíamos do potencial que o destino tinha e que seria desejo de consumo dos viajantes após a retomada do turismo. Hoje, a conexão entre São Paulo/Guarulhos e Jericoacoara é uma rota consolidada que movimenta turistas do Brasil e do mundo. A pontualidade da LATAM e o aumento da operação no local são resultados de uma companhia eficiente e competitiva, que cresce de forma sustentável, oferecendo uma boa experiência ao cliente com respeito ao seu tempo”, afirma Samuel Di Pietro, diretor do Centro de Controle de Operações da LATAM Brasil

Jericoacoara é o terceiro destino da LATAM no Ceará, depois de Fortaleza e Juazeiro do Norte. Hoje, a companhia opera voos entre a capital cearense e outros 14 destinos no Brasil e no exterior: Brasília (21 voos semanais), São Paulo/Congonhas (14 voos semanais), São Paulo/Guarulhos (47 voos semanais), Natal (7 voos semanais), Recife (13 voos semanais), São Luís (14 voos semanais), Teresina (14 voos semanais), Salvador (10 voos semanais), Miami (1 voo semanal), Belém (7 voos semanais), Rio de Janeiro/Galeão (7 voos semanais), Manaus (7 voos semanais), Maceió (7 voos semanais), Vitória (7 voos semanais). Em Juazeiro do Norte, a LATAM opera 7 voos semanais de/para o aeroporto de São Paulo/Guarulhos. 

NORDESTE É UM DOS FOCOS DA LATAM NA ALTA TEMPORADA DE JULHO

Nas férias da metade do ano, a LATAM oferecerá 1,9 mil voos extras no Brasil. Esse é o volume de decolagens adicionais ofertadas pela companhia para viagens dentro ou com destino ao País entre 1º e 31 de julho, na comparação com a operação regular do mês de junho de 2023. Ao todo, a LATAM vai operar um total de 24,5 mil voos domésticos e internacionais na alta temporada brasileira, um volume 17% superior ao registrado em julho de 2022. 

Os maiores incrementos domésticos da LATAM foram programados para o Nordeste brasileiro, enquanto os acréscimos internacionais foram programados principalmente para destinos turísticos como Mendoza e Buenos Aires, na Argentina. Outra novidade será a ampliação da rota Fortaleza-Miami. Ao todo, a LATAM prevê transportar nesta alta temporada do Brasil um total de 3,6 milhões de passageiros, volume 18% maior do que o registrado em julho de 2022.

LATAM MAIS FORTALECIDA, EFICIENTE E COMPETITIVA EM 2023 

Cada vez mais fortalecida, eficiente e competitiva, a LATAM tem promovido o crescimento sustentável de suas operações no Brasil. Como resultado, a companhia liderou o setor aéreo brasileiro nos últimos dois anos, segundo a ANAC. Além de voar para seu recorde de 55 destinos no Brasil, a LATAM é a empresa que mais conecta o País com o mundo, com voos diretos para 21 destinos internacionais (em 28 rotas operadas a partir dos aeroportos de São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Fortaleza) e voos com conexão para outros 67 destinos em todos os continentes, com exceção da Ásia. Em março deste ano, a LATAM inaugurou as suas operações em Passo Fundo (RS) e as rotas internacionais Porto Alegre-Santiago e Brasília-Lima. Ainda em 2023, vai iniciar voos diretos do Brasil para Joanesburgo (África do Sul) e Los Angeles (EUA), sendo esta última a primeira entrega efetiva no mercado brasileiro da sua Joint Venture com a Delta Air Lines.

COMO A LATAM INVESTE EM PONTUALIDADE

O índice de 92,3% de pontualidade alcançado pela LATAM no aeroporto de Jericoacoara nos últimos 12 meses é resultado do contínuo trabalho para aumentar a sua eficiência operacional e, assim, oferecer ao cliente uma experiência de viagem cada vez mais simples, rápida e segura. Para isso, a companhia adota ações estratégicas coordenadas em cinco frentes:

  1. AMPLA CONECTIVIDADE: A LATAM acredita que a base da pontualidade dos voos nasce com o planejamento de uma malha aérea doméstica e internacional que seja rentável e robusta e que precisa considerar alguns conceitos, como tempo de voo apropriado, o tempo adequado que a aeronave deve permanecer em solo e flexibilidade para absorver impactos operacionais.
  1. FROTA EFICIENTE: O grupo LATAM investe na renovação por uma frota mais eficiente e iniciou 2023 com 16 aeronaves Airbus A320neo em operação. O crescimento reflete o investimento total em mais de 100 aeronaves mais eficientes e sustentáveis dos modelos A320neo, A321neo e A321 XLR até o final desta década. Somente neste ano, a companhia deve receber mais 15 aeronaves Airbus, incluindo a chegada do seu primeiro A321neo, que será operado pela LATAM Brasil. O modelo tem motores de última geração e tecnologias de ponta para uma operação com o menor consumo de combustível e comprometida com a sustentabilidade. Atualmente, o grupo LATAM busca compensar 50% de suas emissões domésticas até 2030 e ser uma companhia carbono neutro até 2050.
  1. TRIPULAÇÃO BEM PLANEJADA: Outro fator importante que é levado em consideração pela LATAM Brasil é a escala da sua tripulação técnica (pilotos) e de cabine (comissários), que deve ser planejada com eficiência e garantir a robustez necessária a fim de absorver os eventos operacionais como condições climáticas, por exemplo. 
  1. OPERAÇÕES DE SOLO E MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA: A LATAM também tem otimizado a operação dos seus principais centros de manutenção de linha no Brasil, localizados nos aeroportos de Brasília, Congonhas e Guarulhos. A medida garante que o trabalho de manutenção das aeronaves que operam voos domésticos seja mais eficiente no pernoite para evitar ações durante o dia, o período de maior utilização das aeronaves. E tem reforçado também as suas equipes de manutenção em áreas operacionais estratégicas, incluindo processos de treinamento e de qualificação. Além disso, a LATAM usa parâmetros técnicos mais amplos de monitoramento das aeronaves para a realização de manutenções preditivas. Com isso, tornou-se possível programar ações de manutenção a partir de análises de performance e, consequentemente, antes que um evento ocorra. Isso gera menos impactos operacionais para o cliente, como atrasos e cancelamentos de voos. Vale destacar que o programa preditivo é adicional ao programa de manutenção preventiva determinado pelos fabricantes das aeronaves. Como resultado, a LATAM tem reduzido de forma considerável o tempo de indisponibilidade das suas aeronaves no Brasil. Nos aeroportos, a companhia tem revisado diversos processos internos e intensificado o treinamento regular das equipes com o objetivo de garantir melhores processos aeroportuários e um atendimento mais empático e rápido ao cliente, sobretudo em situações de contingências operacionais. 
  1. EXPERIÊNCIA DIGITAL: A LATAM tem buscado transformar a jornada do cliente para que a sua viagem seja cada vez mais rápida, fácil e segura. Por isso, tem promovido uma verdadeira Transformação Digital com inovações voltadas para a autogestão dos seus produtos e serviços. Uma das principais inovações exclusivas da LATAM é o Check-in Automático, já utilizado por 80% dos passageiros da empresa no Brasil – na prática, os clientes não precisam mais fazer checkin presencial ou online e já recebem automaticamente o seu cartão de embarque virtual. Outras inovações da LATAM são a sua carteira virtual LATAM Wallet, o atendimento personalizado por WhatsApp para clientes de categorias elite do programa LATAM Pass, processos de reembolsos e compensações mais rápidos e simples com a funcionalidade cash out da LATAM Wallet, uma nova plataforma para resgates de produtos do varejo, além do Despacho de Bagagem Express que reduz em até 50% o tempo nas filas, instalado em 9 aeroportos com operações da empresa no Brasil.

Fonte e foto: Latam

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram, faça parte de nosso telegram  e conheça também nossa revista digital.