Elo de segurança: fiscal de pátio é fundamental para êxito nas operações aeroportuárias
Além do balizamento de aeronaves, profissional desempenha funções como de orientação aos passageiros, condutores de veículos e de equipamentos.
Para que tudo saia conforme planejado em uma operação aeroportuária, é necessário que haja orientação e zelo, tanto pela segurança do passageiro quanto do transporte aéreo. Não à toa, existe um profissional capacitado e específico para essa tarefa, com o qual muitos já se depararam antes de voarem rumo aos seus destinos, sendo por ele orientados a se manterem em traçado indicado para embarque na aeronave, por exemplo. Esse profissional, de olhar minucioso, é o Fiscal de Pátio, cuja importância é celebrada neste sábado, 18 de fevereiro.
No Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ), administrado pela CCR Aeroportos, a função é exercida com amor e muita dedicação por uma equipe de mulheres e homens, sempre preparados para todos os desafios que exigem a função, seja o principal deles balizar um avião ou mesmo controlar o tráfego e estacionamento de aeronaves, veículos e equipamentos no pátio, fiscalizar as operações de abastecimento e retirada de resíduos, controlar o movimento de voos não regulares e imprevistos, e inspecionar pátio e pista.
Há mais de 30 anos como fiscal de pátio do aeroporto da capital maranhense, Joaquim Barbosa, 59, se orgulha ao destacar suas responsabilidades e não esconde a emoção quando fala de suas conquistas na profissão. “Ser fiscal de pátio é algo importantíssimo na rotina do aeroporto. Somos profissionais da linha de frente, que trabalham com dinâmica e eficiência. A nossa responsabilidade é muito grande para a aviação, porque evitamos ocorrências, recebemos as aeronaves nos lugares corretos e na hora certa, sempre atentos à operação completa em solo, priorizando a segurança”.
“Construí minha vida, minha família nessa profissão que tanto amo e que me emociona. Sinto uma alegria profunda por trabalhar com o que trabalho, por cuidar de pessoas e conectá-las às suas famílias. Me sinto realizado com os desafios que me são propostos, como quando tenho de realizar a preparação da pista para receber as aeronaves em pouso e decolagem. Não há nada mais satisfatório que poder dizer ‘pista livre e liberada para operação”, conclui.
Como se tornar um fiscal de pátio
Para ser um fiscal de pátio no Aeroporto Internacional de São Luís é necessário que o interessado faça um curso voltado para a área. Na CCR Aeroportos, os profissionais contratados têm acesso a cursos de qualificação. Quando selecionados para uma vaga, os candidatos passam por prova teórica e prática para terem suas aptidões avaliadas. Vagas podem ser encontradas aqui!
Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano. Portal CCR Aeroportos – Link
Fonte e fotos: CCR Aeroportos
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram , faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.