Aeronaves ElétricasIndústria AeronáuticaNotícias

Eve e Blade expandem parceria para acelerar a mobilidade aérea elétrica na Europa

Soluções avançadas de mobilidade aérea preparadas para transformar os céus europeus, iniciando pela França.

A Eve Air Mobility (“Eve”) (NYSE: EVEX; EVEXW) e a Blade Air Mobility, Inc. (“Blade”) (NASDAQ: BLDE) anunciaram hoje, durante o 54º Paris Air Show, uma expansão significativa de sua parceria de longo prazo por meio de um memorando de entendimento (“MoU”). Essa colaboração busca transformar o transporte aéreo na Europa, começando pela França, estabelecendo as bases para integrar as aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) de última geração da Eve, ou aeronaves verticais elétricas (“EVA”), na rede de rotas europeias da Blade.

“A parceria contínua entre Eve e Blade demonstra a dedicação e colaboração de ambas as empresas para transformar a indústria da aviação e introduzir o transporte aéreo elétrico em novas regiões,” afirmou Andre Stein, co-CEO da Eve. “Ao combinar experiência e recursos, nos comprometemos com a expansão da mobilidade aérea avançada com soluções inovadoras que tornem as viagens mais acessíveis para passageiros, além de impulsionar melhorias significativas para o meio ambiente.”

“A ampliação da parceria com a Eve destaca o compromisso da Blade em liderar a transição de aeronaves verticais convencionais para veículos elétricos,” disse Rob Wiesenthal, CEO da Blade. “Nossa visão compartilhada de um futuro mais seguro, silencioso e sustentável em viagens aéreas é a força motriz por trás dessa colaboração. A introdução das aeronaves da Eve em nossa rede europeia marcará um passo fundamental rumo à realização desse objetivo. Juntos, estamos prontos para transformar a indústria de viagens e causar um impacto positivo e duradouro no meio ambiente.”

Em setembro de 2022, a Blade adquiriu as operações de voos fretados e programados de três dos maiores operadores de mobilidade aérea urbana do sul da Europa: Monacair, Héli Sécurité e Azur Hélicoptère. A integração destes operadores no novo MoU com a Eve os posiciona como parceiros cruciais para as discussões técnicas e comerciais em andamento.

A Blade concentrará seus esforços no desenvolvimento de aplicações práticas para a mobilidade aérea avançada (AAM), incluindo a identificação de rotas futuras na França e em outros países europeus que possam sustentar operações de AAM. Essa abordagem modernizará a indústria e construirá a infraestrutura sustentável necessária para tornar a aviação elétrica uma realidade.


A parceria entre a Eve e a Blade é uma prova do compromisso com a inovação, sustentabilidade e progresso no setor de AAM. Em 2022, a Eve firmou um acordo com a Blade India para implantar até 200 eVTOLs no país. No ano anterior, a Blade e a Eve assinaram uma Carta de Intenções (LOI) para operações nos Estados Unidos, permitindo que a Eve forneça até 60 eVTOLs anualmente nos mercados da Costa Oeste, Nova York e Flórida.

O desenvolvimento dos eVTOLs da Eve na Europa está sujeita ao recebimento das aprovações e certificações regulatórias necessárias, além da assinatura de um acordo definitivo entre todas as partes.

Sobre a Eve

A Eve se dedica a acelerar o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada por mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer S.A. e com um foco singular, a Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema de UAM, com um projeto avançado de eVTOL, uma rede global abrangente de serviços e suporte e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. Desde 10 de maio de 2022, a Eve está listada na Bolsa de Valores de Nova York, onde suas ações ordinárias e bônus públicos são negociados sob os códigos “EVEX” e “EVEXW”. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

Sobre a Blade

A Blade é uma plataforma global de mobilidade aérea movida por tecnologia, comprometida em reduzir o atrito nas viagens, fornecendo alternativas de transporte aéreo econômicas para algumas das rotas terrestres mais congestionadas nos Estados Unidos, Europa, Canadá e Índia. Atualmente, a empresa utiliza predominantemente helicópteros e aeronaves anfíbias para suas rotas de passageiros e também é uma das maiores transportadoras aéreas de órgãos humanos para transplante do mundo. Seu modelo leve em ativos, combinado com sua infraestrutura exclusiva de terminais de passageiros, é projetado para facilitar uma transição perfeita para as aeronaves verticais elétricas (EVA), permitindo uma mobilidade aérea de baixo custo para o público, que seja silenciosa e livre de emissões.

Para obter mais informações, visite www.blade.com.

Fonte: Embraer

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossa revista digital.