Aviação Militar

Fase de retirada da geleira da união: Missão de sucesso da aeronave C-130 da Força Aérea do Chile

46 mil libras de carga logística e resíduos foram transportados de volta ao continente a partir do acampamento base.

Na sexta-feira, 5 de janeiro, teve início a fase de retirada da oitava campanha da Estação Científica Polar Conjunta Union Glacier, missão antártica que visa realizar pesquisas científicas avançadas a 1.129 quilômetros do Pólo Sul.

Após 30 dias de operações, duas aeronaves C-130 Hércules do 10º Grupo de Aviação da II Brigada Aérea decolaram da Base Aérea de Chabunco para realizar um voo simultâneo, que durou aproximadamente 6 horas e meia, até a pista. gelo na geleira Unión, cobrindo uma distância de 3.000 quilômetros.

O sucesso da missão culminou no sábado, 6 de janeiro, quando ambas as aeronaves retornaram ao continente durante a manhã com a transferência de 46 mil libras de carga logística e resíduos do acampamento base na Antártica.

Atualmente, e até o dia 10 de janeiro, a Estação Polar continuará operando com todos os seus sistemas, contando com um quadro de 37 pessoas pertencentes à Força Aérea, Exército e Marinha do Chile, além da Direção Geral de Aeronáutica (DGAC) e Cientistas da Instituto Antártico Chileno (INACH).

Este importante marco marca o início do processo de retirada da Estação Científica Polar Conjunta Glaciar Unión e destaca o comprometimento e a eficiência das aeronaves polivalentes da Força Aérea Chilena.

Fonte e fotos: Força Aérea do Chile (FACH)

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram e no telegram