Força Aérea retornou com chilenos de Israel
Os compatriotas chegaram ao território nacional a bordo da aeronave institucional Boeing 737.
Às 16h45 do sábado, 14 de outubro, o avião de transporte estratégico Boeing 737 da Força Aérea Chilena chegou à Base Aérea de Pudahuel com as tripulações aéreas institucionais e os 83 passageiros chilenos que retornaram de Israel ao país após o conflito.
Embora os compatriotas tenham sido evacuados de Madrid nos dois aviões enviados pela FACH para a região (Boeing 737 e Hércules C-130), pousaram em Assunção, no Paraguai, onde os passageiros do Hércules C-130 desceram e seguiram juntos. a viagem a Santiago em avião único.
Chilenos que conseguiram chegar ao território nacional de forma eficaz e com sucesso graças às instruções do Governo e à coordenação entre o Itamaraty, o Ministério da Defesa e a Força Aérea Chilena, devido ao profissionalismo e capacidades dos recursos aéreos e humanos de a FACH, qualidades que foram destacadas pelas autoridades presentes e pelos próprios passageiros, que viram na aeronave institucional a possibilidade de escapar à guerra e redescobrir a tão esperada paz. “Em todos os momentos, a tripulação da FACH esteve atenta a nós, para ver se alguém estava doente, na verdade havia um médico”, disse Montserrat, um dos evacuados, lembrando que também fizeram questão de os animar e levantar o ânimo. . “Eles realmente exageraram. Nunca duvidamos que partiríamos neste voo humanitário porque a nossa Força Aérea o transporta”, disse. “Sempre nos sentimos protegidos e seguros”, acrescentou.
Uma relevante missão de Voo Humanitário, cujo percurso teve início na segunda-feira, 9 de outubro, com a descolagem do Boeing 737 de Santiago, terminando hoje, com a chegada desta aeronave ao país, à qual se somou posteriormente a chegada do C-130 avião Hércules, espinha dorsal do transporte estratégico do país.
Na chegada, foram recebidos pela vice-presidente Carolina Tohá; a Ministra da Defesa, Maya Fernández Allende; a Vice-Ministra das Relações Exteriores, Gloria de La Fuente; além do Comandante em Chefe da Aeronáutica, General do Ar Hugo Rodríguez González, que se reuniu no local para receber e recepcionar os passageiros e tripulantes. “Quero dizer-vos que a reacção assim que isto aconteceu foi imediata e a resposta das equipas da Aeronáutica e do Itamaraty foi absolutamente exemplar, rápida, eficiente, cuidadosa e amorosa”, disse o vice-presidente Tohá, ao mesmo tempo que afirmou que “temos “Devemos nos sentir orgulhosos, felizes por este reencontro e não esquecer o quão valioso e importante é apoiarmo-nos uns aos outros e cuidarmos desta paz e deste lindo país que temos”.
O Comandante-Geral da FACH, por sua vez, agradeceu aos tripulantes, “aos homens e mulheres que participaram nesta missão que, com muita coragem, dedicação e sacrifício, executaram o que lhes foi confiado. O que você fez foi verdadeiramente valioso e notável.” Da mesma forma, destacou que “a Força Aérea pertence a todos os chilenos e realizaremos este tipo de missões quantas vezes forem necessárias hoje e sempre”.
Um dos tripulantes era o Capitão do Rebanho (A) Francisco Moya, que destacou que embora fosse uma missão muito complexa, “conseguimos realizá-la de uma forma muito boa e da forma mais expedita possível. A formação e educação que recebemos na Instituição foram essenciais para cumprir com sucesso a missão e tirar todos os nossos compatriotas de Tel Aviv da melhor maneira possível.”
Refira-se que no Médio Oriente a missão envolveu a realização de um grande número de voos, realizados em seis dias ininterruptos de operações, com longas horas de viagem e milhares de quilómetros percorridos desde Israel até zonas seguras, como Atenas e Madrid, para podermos tirar os nossos compatriotas do perigo o mais rapidamente possível. No total, 279 compatriotas foram resgatados por voos da Força Aérea Chilena de Tel Aviv.
Fonte e foto: Força Aérea do Chile
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nosso canal de transmissão no Instagram.