Empresas AéreasNotícias

Grupo Lufthansa vende especialista em pagamentos AirPlus para SEB Kort

O Grupo Lufthansa assinou um acordo com o SEB Kort Bank AB de Estocolmo, Suécia, para a venda da Lufthansa AirPlus Servicekarten GmbH. O preço de compra ronda os 450 milhões de euros.

Remco Steenbergen, diretor financeiro da Deutsche Lufthansa AG, diz: “Estamos satisfeitos por ter encontrado um novo proprietário forte para o AirPlus do setor financeiro. A SEB Kort traz consigo uma grande experiência no negócio de pagamentos e conta com todo o apoio da gestão AirPlus. O AirPlus está perfeitamente posicionado no mercado e, como parte de um grupo financeiro maior, será capaz de realizar seu potencial melhor do que no Grupo Lufthansa. Por sua vez, permite-nos concentrar-nos ainda mais na melhoria da rentabilidade e dos retornos de capital do core business do Grupo Lufthansa. Meus agradecimentos aos funcionários da AirPlus. Eles tornaram sua empresa líder global em serviços de pagamento B2B.”

Além da Lufthansa AirPlus Servicekarten GmbH em Neu-Isenburg, a transação inclui todas as subsidiárias e filiais internacionais da AirPlus. O AirPlus permanecerá como membro da rede global de pagamentos UATP após a venda. Após a conclusão da transação, a AirPlus se concentrará no crescimento do negócio com o apoio do novo proprietário, explorará oportunidades no setor de pagamentos B2B e continuará a moldar o mercado, liderando com qualidade e inovação.

“Após as duas contratações – do desinvestimento do Grupo LSG em abril e do recente acordo sobre uma participação acionária na ITA – a venda da AirPlus é o próximo grande passo na estratégia do Grupo Lufthansa de se concentrar em seu negócio principal no futuro”, diz Remco Steenbergen. “Vender duas empresas do Grupo e acertar uma participação na ITA – tudo em menos de três meses – mostra claramente nossa determinação em executar essa estratégia.”

Espera-se que a transação tenha um efeito positivo na margem operacional do Grupo Lufthansa (EBIT Ajustado) e, também dado o modelo de negócios de capital intensivo da AirPlus, seu retorno sobre o capital empregado (ROCE Ajustado).

Oliver Wagner, CEO da AirPlus, diz: “Temos o prazer de continuar nosso caminho de sucesso com um novo proprietário. Nosso atraente portfólio de produtos, presença global e base de clientes, e nossa equipe focada no cliente formam uma base sólida para o crescimento conjunto. Com isso, estamos excepcionalmente posicionados para realizar nossa visão de impulsionar a transformação digital no setor de pagamentos e oferecer aos nossos clientes uma experiência de pagamento continuamente contínua e segura. Junto com a SEB Kort, escreveremos o próximo capítulo de nossa história de sucesso.”

Johan Torgeby, presidente e CEO do SEB Group, diz: “Seguimos o AirPlus por muitos anos e vemos um ajuste estratégico atraente com o SEB Kort. Ao unir forças, a SEB Kort e a AirPlus estarão bem posicionadas para o futuro mercado de pagamentos corporativos, beneficiando-se de forças complementares, sinergias e benefícios de escala. Além disso, a transação apoiará as ambições estratégicas mais amplas do Grupo SEB dentro do banco corporativo na região DACH e no norte da Europa.”

Mads Krumhardt Enggren, CEO da SEB Kort diz: “O mercado de cartões corporativos e pagamentos está passando por rápidas mudanças como resultado da mudança de comportamento do cliente, uma estrutura regulatória em evolução e inovação técnica impulsionando a transformação, criando oportunidades e desafios para os incumbentes e novos players. Juntas, a SEB Kort e a AirPlus têm a experiência, a escala e a diversificação necessárias e uma infraestrutura tecnológica moderna para capitalizar as futuras oportunidades de crescimento no mercado e impulsionar o desenvolvimento de um mercado de pagamentos digitais seguro em toda a Europa. Estou ansioso para dar as boas-vindas aos talentosos funcionários da AirPlus, bem como seus muitos clientes de longa data à SEB Kort e à SEB.”

Nos últimos anos, a AirPlus investiu pesadamente em sua própria viabilidade futura e lançou uma transformação abrangente de TI. Essa infraestrutura moderna possibilitará a abertura de novos mercados e o desenvolvimento de produtos inovadores com soluções centradas no cliente.

Espera-se que a transação seja concluída durante o primeiro semestre de 2024, sujeita às aprovações externas relevantes, principalmente de vários reguladores financeiros.

O Goldman Sachs atuou como consultor financeiro do Grupo Lufthansa.

Fonte e foto: Lufthansa

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossa revista digital.