IAE comemora 40 anos de inovação com o versátil e comprovado motor V2500
Pratt & Whitney celebrou hoje os 40º aniversário do estabelecimento da IAE International Aero Engines AG (IAE), um consórcio multinacional composto por acionistas que também incluem a Pratt & Whitney Aero Engines International GmbH, a Japanese Aero Engines Corporation e a MTU Aero Engines. O lançamento da bem-sucedida joint venture em março de 1983 aproveitou diversos conhecimentos de engenharia e tecnologia avançada de todas as empresas do partido para desenvolver o V2500 mais limpo, silencioso e eficiente em termos de combustível, um motor que levaria o mercado de corredor único para o novo milênio e continua a alimentar quase 3.500 aeronaves em todo o mundo.
A melhoria contínua do versátil V2500 hoje oferece confiabilidade, potência eficiente e desempenho para aproximadamente 150 operadores comerciais, de carga e militares em 80 países. No total, mais de 7.800 foram produzidos desde a entrada em serviço, alimentando coletivamente mais de 135 milhões de voos e mais de 255 milhões de horas de voo de motores. Aprovado para operação com 50% de combustível de aviação sustentável (SAF), a eficiência do V2500 ajudará a indústria da aviação a atingir sua meta de zero CO líquido2 emissões até 2050.
“O V2500 é um cavalo de batalha da indústria da aviação e se tornou um dos programas aeroespaciais comerciais mais bem-sucedidos de todos os tempos”, diz Earl Exum, presidente da IAE e vice-presidente de Motores Comerciais Maduros da Pratt & Whitney. “A V2500 não seria o triunfo que é sem nossos colaboradores, clientes e fornecedores da IAE. Com a extensão do acordo de colaboração da IAE até 2045 e uma frota substancial de V2500s em serviço hoje, esta joint venture garantiu sua posição como líder global de aviação nas próximas décadas”.
Apenas um ano após a formação da IAE, o V2500 ganhou sua posição na família de aeronaves Airbus A320ceo e mais tarde entrou em serviço com o cliente de lançamento Adria Airlines em 1989. O V2500 agora alimenta 60% da frota global de A321ceo em serviço, com uma idade média da frota de apenas 12,8 anos. O motor também alimentava 116 aeronaves Boeing MD-90, entrando em serviço nesse tipo com a Delta Airlines em 1995.
“ O V2500 há muito tempo alimenta aeronaves Airbus”, disse Philippe Mhun, vice-presidente executivo de programas e serviços da Airbus. “Os motores transportam de forma confiável milhões de passageiros a cada ano. Estendemos nossos parabéns à IAE e às empresas do partido por 40 anos de serviço dedicado ao V2500 e às aeronaves que ele alimenta.”
No espírito de rigorosa inovação e melhoria contínua, a IAE lançou vários aprimoramentos de motores entre 1993 e 2011 – as variantes A5, D5, SelectOne™, SelectTwo™ e E5 – com cada aprimoramento subsequente oferecendo confiabilidade, combustível, ruído e outros benefícios de desempenho. O V2500 oferece uma vantagem de eficiência de combustível de 3% sobre o motor concorrente e possui uma taxa de confiabilidade de despacho de 99,97%.
A variante V2500-E5 permanece em produção para o Embraer C-390 Millennium, que entrou em serviço na Força Aérea Brasileira em 2019. Além do Brasil, a aeronave foi adquirida por Portugal e Hungria, ambos países da OTAN. Em junho de 2022, o Ministério da Defesa da Holanda anunciou a seleção de uma frota de cinco aeronaves C-390 Millennium.
O motor V2500-E5 fornece 31.000 libras de empuxo e demonstra a capacidade do motor de suportar uma variedade de missões, incluindo transporte de carga e tropas, reabastecimento aéreo, combate a incêndios aéreos, busca e salvamento, evacuação médica e ajuda humanitária em desastres.
“Como uma aeronave tática multimissão de peso médio, o C-2500 com motor V5-E390 oferece versatilidade e confiabilidade, mesmo em ambientes desafiadores”, diz Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A capacidade de ser rapidamente reconfigurado e sua capacidade de operar em pistas curtas, não pavimentadas ou danificadas o tornam extremamente útil para uma variedade de missões. Estamos empolgados em ver o programa continuar a crescer nos próximos anos.”
Mais recentemente, o V2500 impulsionou as primeiras conversões de passageiros para cargueiros A321 e A320, com mais programadas para entrar em serviço nos próximos anos. Com ofertas de serviços personalizados adaptados ao mercado de carga de ciclo mais baixo e uma vantagem de alcance de combustível e carga útil sobre o motor concorrente, a família A2500ceo de aeronaves de carga convertidas com motor V320 oferece uma forte proposta de valor para transportadoras de carga em todo o mundo.
Cerca de 70% das aeronaves movidas a V2500 têm menos de 15 anos e cerca de um terço dos motores ainda estão em primeira execução. O motor V2500 é apoiado por uma rede global estabelecida de 17 instalações para manutenção, reparo e revisão (MRO), incluindo nove instalações parceiras da IAE. A Pratt & Whitney e a IAE têm aprimorado os serviços para o motor V2500, incluindo soluções LLP, programas de materiais novos e úteis, trocas de motor e muito mais, que podem ser adaptados e personalizados para atender aos requisitos exclusivos de nossos clientes. Com contratos de longo prazo, serviços de preço fixo e soluções transacionais, uma variedade crescente de escopos de trabalho e opções de pagamento estão disponíveis para os operadores da V2500.
Nos últimos 40 anos, a IAE cumpriu quase todas as metas que estabeleceu para si mesma e quase produziu os 8.000 motores originalmente previstos pela IAE em 1983.Today, a IAE está entrando em uma nova e emocionante era com suas empresas partidárias, que estão posicionadas para melhor atender aos clientes, permitindo ofertas mais flexíveis para o segmento de fuselagem estreita.
Fonte e foto: Pratt & Whitney
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital