IATA e OACI

IATA lança o Programa Integrado de Sustentabilidade

A Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA) lançou o Programa Integrado de Sustentabilidade (ISP) no Simpósio Mundial de Sustentabilidade da IATA (WSS) em Hong Kong.

Trata se de um programa de certificação que oferece às companhias aéreas uma estrutura abrangente de gestão e avaliação da sustentabilidade. Ele foi projetado especificamente para companhias aéreas e baseado na bem-sucedida Avaliação Ambiental da IATA (IEnvA)

Além da certificação, o programa inclui treinamento, consultoria, avaliações, orientação e ferramentas em quatro módulos essenciais: (1) gestão ambiental, (2) compras sustentáveis, (3) responsabilidade social e (4) desempenho em sustentabilidade. As certificações e os módulos do programa podem ser obtidos individualmente ou como um programa de sustentabilidade totalmente integrado. As certificações estão sujeitas a um ciclo recorrente de avaliações independentes a cada dois anos.

“O programa abrangente de certificação valida que uma companhia aérea está gerenciando seus esforços de sustentabilidade no mais alto nível e no contexto mais amplo. Ele faz isso integrando o monitoramento de medidas ambientais, sociais e de governança e fornecendo a todas as partes interessadas, reguladores e clientes uma visão transparente do progresso. Isso traz o valor agregado de ter sido projetado para as necessidades específicas das companhias aéreas, tornando o programa uma estrutura prática para embasar a tomada de decisões, ao mesmo tempo em que garante que os esforços das companhias aéreas estejam alinhados com as melhores práticas globais”, disse Marie Owens Thomsen, vice-presidente sênior de Sustentabilidade e economista-chefe da IATA.

Os quatro módulos incluem:

  • Gestão Ambiental: O IEnvA é agora um programa totalmente integrado ao ISP. Ao incorporar os princípios da ISO 14001:2015, o IEnvA permite que as organizações avaliem sistematicamente sua pegada ambiental, gerenciem suas obrigações de conformidade e desenvolvam planos de gestão direcionados para emissões, resíduos, água, ruído, biodiversidade e poluição. As companhias aéreas já certificadas pelo IEnvA serão incorporadas à estrutura do ISP, com a opção de adotar módulos/certificações adicionais.
  • Compras sustentáveis: Pela primeira vez, a ISP traz para a aviação normas de aquisição sustentável alinhadas com a ISO 20400:2017. Isso permite que as organizações avaliem e melhorem a sustentabilidade de suas cadeias de suprimentos e dos bens e serviços que adquirem nas dimensões ambiental, social e de governança.
  • Responsabilidade Social: O ISP integra a ISO 26000:2010, os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos e as diretrizes da OCDE em uma estrutura certificável para ajudar as organizações a mapearem riscos e oportunidades sociais. Isso inclui, por exemplo, estabelecer proteção e atendimento ao cliente, processos de due diligence em direitos humanos e promover a melhoria contínua no envolvimento e investimento da comunidade.
  • Desempenho em sustentabilidade:Este programa permite que as companhias aéreas avaliem e monitorem seu desempenho ambiental, social e de governança. Seguir a nova estrutura ISP apoiará a elaboração de relatórios transparentes e a tomada de decisões baseada em informações, em linha com as ambições e exigências ESG em constante evolução das organizações, reguladores, clientes e investidores.

Pioneiros

Na WSS em Hong Kong, também foi anunciado que a Air New Zealand e a EVA Air são as duas primeiras companhias aéreas a receber a certificação de Aquisição Sustentável no âmbito do ISP.

“Como companhia aérea nacional da Nova Zelândia, sempre tivemos a responsabilidade de ajudar nosso povo e nossas comunidades a prosperar. Para a Air New Zealand, aquisição sustentável significa aproveitar a força coletiva e a inovação de nossa rede de fornecedores e trabalhar juntos para criar melhores resultados para as pessoas e o planeta. Ao apoiar o novo ISP da IATA, queremos fazer nossa parte para ajudar a elevar os padrões em toda a aviação e demonstrar que fazer o que é certo significa fazer bons negócios”, disse Kiri Hannifin, diretora de sustentabilidade e assuntos corporativos da Air New Zealand.

“A obtenção desta certificação representa um marco importante na jornada de sustentabilidade da EVA Air, refletindo nosso compromisso em integrar a sustentabilidade nas compras e colaborar com parceiros para construir uma cadeia de suprimentos mais resiliente”, disse Jason Liu, diretor de sustentabilidade da EVA Air.

Desenvolvimento futuro

O ISP evoluirá ao longo do tempo, à medida que a IATA continuar trabalhando com um amplo espectro de participantes e partes interessadas do setor para garantir que os padrões, as orientações e as certificações da indústria permaneçam práticos e eficazes.

Atualmente, o ISP está disponível apenas para companhias aéreas. No entanto, ele será expandido para operadores de solo, operadores de carga, aeroportos, MROs (empresas de manutenção, reparo e revisão) e empresas de catering.

Fonte: IATA

Foto: Gerada por I.A

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.