Indústria Aeronáutica

Jatos da Embraer com combustível 100% SAF têm testes concluídos

Companhia utilizou motor da Honeywell e obteve desempenho equivalente ao uso de combustível de aviação tradicional no primeiro voo da história com combustível sustentável em jato executivo

A Honeywell anunciou hoje que a Embraer testou com sucesso o motor turbofan HTF7500 em sua aeronave Praetor 600 usando combustível de aviação 100% sustentável (SAF), marcando o primeiro voo com SAF puro da história.

O teste foi realizado com os motores usando combustível tradicional e o renovável e foi realizado no campus da Embraer em Melbourne, Flórida, e forneceu novos insights sobre o desempenho do motor, que funcionou tão perfeitamente quanto o que utiliza combustível tradicional.

“Temos o prazer de criar um futuro mais sustentável para a aviação com líderes do setor como a Embraer”, disse Dave Marinick, presidente de Motores e Sistemas de Potência da Honeywell Aerospace. “Este marco de testes com nosso motor demonstra a viabilidade do SAF para a Embraer e para a indústria de aviação em geral, à medida que trabalham para cumprir os compromissos de redução de carbono. Além disso, à medida que desenvolvemos soluções SAF, usaremos essas inovações em nossos próprios motores e APUs.”

O motor HTF7500 da Honeywell alimenta os modelos de aeronaves Embraer Praetor 600 e Praetor 500. O motor traz uma combinação da melhor confiabilidade de despacho da categoria e um foco incansável na redução de ruído e na melhoria da eficiência de combustível.

A Honeywell é líder global em SAF e oferece um conjunto de tecnologias para criar combustíveis com emissões reduzidas ou nulas. Mais de 40 licenças Honeywell Ecofining™ foram emitidas até o momento para produzir SAF, e cerca de 60% do investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos da Honeywell em 2022 foi direcionado para resultados orientados a ESG.*

Sobre a Honeywell

A Honeywell (www.honeywell.com) fornece soluções específicas para as indústrias que incluem produtos e serviços aeroespaciais; tecnologias de controle para edifícios e indústria; e materiais de desempenho global. Nossas tecnologias ajudam aeronaves, edifícios, fábricas, cadeias de suprimentos e trabalhadores a se tornarem mais conectados para tornar nosso mundo mais inteligente, seguro e sustentável. Para mais notícias e informações sobre a Honeywell, visite www.honeywell.com/newsroom

Sobre os jatos Praetor

O Praetor 500 e o Praetor 600 são as aeronaves tecnologicamente mais avançadas em suas categorias. O Praetor 500 superou as metas de certificação, alcançando um alcance intercontinental de 3.340 milhas náuticas (6.186 km) com quatro passageiros e reservas NBAA IFR. O Praetor 500 é o jato de médio porte que voa mais longe e mais rápido, capaz de realizar voos diretos de ponta a ponta na América do Norte, como Miami a Seattle ou Los Angeles a Nova York. Seu irmão, o Praetor 600, é o jato supermédio que voa mais longe no mundo, capaz de voar sem escalas de Paris a Nova York ou de São Paulo a Miami. Com quatro passageiros e reservas NBAA IFR, o Praetor 600 tem alcance intercontinental de 4.018 milhas náuticas (7.441 km).

*A metodologia para identificar soluções orientadas a ESG está disponível em investidor.honeywell.com (consulte “ESG>Informações ESG>Identificação de ofertas orientadas a ESG”).

Fonte: Honeywell

Foto: Divulgação – Embraer

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nosso canal de transmissão no Instagram.