Junho Verde: em 2023, Salvador Bahia Airport deixou de emitir mais de 620 toneladas de CO² na atmosfera com uso de energia solar
- Instalação de placas solares no terminal internacional de cargas, em 2023, já supre 100% da demanda do local, com capacidade de geração de 63.420 kWh/mês ou 761 MWh/ano
- Nos últimos dois anos, foram economizados, por mês, uma média de 51,58 Ton de CO² devido às placas de energia solar instaladas no aeroporto
- Atualmente, 100% das operações do Terminal de Passageiros são atendidas de maneira sustentável, sendo 30% do consumo proveniente da usina solar própria e 70% da compra de energia limpa
O compromisso do Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, com soluções mais sustentáveis para o meio ambiente tem resultado em balanços positivos, principalmente na geração de energia limpa e ampliação da autonomia energética do terminal.
De acordo com o balanço mais recente, em 2023, o aeroporto gerou mais de 7 milhões de kwh, uma média de 600 mil kwh por meio de uma energia solar instalada ao lado da pista de pouso e decolagem. Essa autonomia seria suficiente para abastecer, anualmente, uma comunidade de 4.100 habitantes, segundo os dados de consumo per capita na Bahia divulgados no Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2023. O uso de energia renovável contribuiu para que o aeroporto deixasse de emitir 625,05 toneladas de CO² na atmosfera apenas no ano passado, alcançando uma redução de 87% na emissão de carbono na comparação com o início da Concessão, em 2018.
Em relação a 2022, a geração de energia cresceu mais de 140 mil kwh, alavancada principalmente pela instalação, em dezembro do ano passado, de 1125 painéis fotovoltaicos na cobertura do Terminal Internacional de Cargas (TECA) – local onde são recebidas, armazenadas e expedidas as mercadorias e cargas de importação e exportação através do modal aeroviário.
“Projetamos, para o balanço de 2024, números ainda maiores de geração e autossuficiência energética no aeroporto e redução das emissões de gás carbônico com a consolidação desta estrutura complementar à usina solar que foi instalada em 2020”, afirma Alessandra Reis, gerente de Meio Ambiente do aeroporto.
Além disso, o aeroporto gerencia o consumo de eletricidade, buscando a sua redução através da eficiência e priorizando soluções com base em fontes limpas ou menos poluentes.
Pioneiro em ações de sustentabilidade no país, o Salvador Bahia Airport busca ampliar o uso de energia limpa em suas operações. Atualmente, 30% da energia consumida pelo Terminal de Passageiros provém da usina solar. Os outros 70% são provenientes da compra de energia limpa no mercado livre. “Estamos constantemente em busca de soluções que reforcem nosso compromisso em diminuir as emissões de poluentes, impulsionando a sustentabilidade no setor aeroportuário nacional”, avalia Alessandra.
No ano passado, o Salvador Bahia Airport alcançou, de forma antecipada, o objetivo estabelecido pela VINCI Airports de reduzir pela metade as emissões internas de carbono até 2030. O foco agora é atingir a emissão líquida zero (escopos 1 e 2) até 2050.
Fonte: Vinci Airports
Foto: Will Recarey
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.