L8 desenvolve solução para aeroportos que reduz custos com extravio de bagagens e atrasos de voos comerciais
Plataforma de gestão oferece monitoramento e controle em tempo real das atividades em solo e organiza rotina dos operadores de forma automatizada, com apoio de algoritmos especializados
O uso de ferramentas tecnológicas na gestão aeroportuária é uma tendência em todo o mundo e aqui no Brasil pode ajudar a reduzir os índices de judicialização contra empresas aéreas, que é o maior do mundo segundo informações da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR). O país registra uma ação judicial a cada 227 passageiros transportados, enquanto em outros países como os Estados Unidos, por exemplo, essa taxa é de um para cada 1,2 milhão de passageiros.
Para reduzir esses índices, a L8 Group, empresa de tecnologia especializada em soluções para segurança eletrônica e cidades inteligentes, desenvolveu uma plataforma de gestão aeroportuária para o monitoramento e controle em tempo real das atividades em solo. A solução utiliza processos automatizados e faz a captação de imagens e áudios por câmeras corporais para que os Centros de Operações Integrados acompanhem as atividades a distância, otimizando as equipes e as atividades para evitar atrasos em decolagens, extravios, danos ou trocas de bagagens.
“Nossa ferramenta visa otimizar a gestão aeroportuária e reduzir significativamente os custos com indenizações de bagagens ou multas por descumprimento dos indicadores de qualidade. O sistema é totalmente automatizado e com base em algoritmos especializados faz uma varredura completa dos voos programados no dia, criando minuciosamente as atividades para cada embarque. Assim, o gestor consegue planejar e organizar os recursos de forma antecipada e precisa, tendo uma operação mais assertiva”, explica Leandro Kuhn, CEO da L8.
Aumentar a eficiência operacional é o principal objetivo da plataforma que reduz o tempo da aeronave no solo, respeitando o cronograma entre a chegada e a partida das aeronaves. Além de otimizar a rotina das equipes, a solução também permite que os centros de controle monitorem em tempo real o embarque das bagagens, por meio de câmeras corporais acopladas nos uniformes dos funcionários e que transmitem áudio e vídeo de toda a operação.
“O monitoramento via câmeras corporais ajuda a reduzir os problemas como extravios, danos ou trocas de bagagens. Esses incidentes não apenas frustram os passageiros, mas também acarretam custos expressivos para as companhias e aeroportos”, destaca Leandro Kuhn ao lembrar a expertise da empresa em soluções com o uso de câmeras corporais. Desde o início de 2022, a L8 é a responsável pela gestão dos equipamentos e armazenamento das imagens captadas pelas forças de segurança do Rio de Janeiro, considerado o maior projeto do gênero em todo o mundo, com 21 mil câmeras corporais. A empresa também é a fornecedora de equipamentos com a mesma tecnologia para a Polícia Militar de Minas Gerais e para agentes da Polícia Federal do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG).
Sobre a L8
Fundado em 2014, o Grupo L8 é formado pela L8 Security, especializada em soluções para segurança da informação; pela L8 Energy, que atua na industrialização e distribuição de sistemas fotovoltaicos; e pela L8 GROUP, holding operacional do grupo que atua com foco em Telecomunicações e Segurança Eletrônica. Com a missão de facilitar e otimizar a utilização de tecnologias diferenciadas, oferecendo soluções com valor agregado aos clientes, o grupo preza por inovação e materiais de qualidade, tornando-se referência no mercado brasileiro. www.l8group.net
Fonte: L8
Foto: I.A
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.