LATAM Brasil amplia em 5,7% sua oferta de assentos em junho em relação a 2023
Crescimento na oferta do semestre foi de 5,6% mesmo com o fechamento do aeroporto de Porto Alegre
O grupo LATAM ampliou em 15,9% sua oferta de assentos medida em ASK¹ para o mês de junho, impulsionado por um incremento de 25,2% na oferta internacional e de 9,4% na oferta doméstica das filiais do Chile, Colômbia, Equador e Peru. A LATAM no Brasil também mostrou bom desempenho ao reportar aumento de 5,7% na oferta doméstica, mesmo em um período de demanda impactada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O volume acumulado no semestre da operação brasileira cresceu 5,6% com relação a 2023.
A demanda de passageiros medida em RPK² em junho registrou aumento de 17,6%, explicada pelo crescimento de 25,5% na demanda do segmento internacional e de 11,5% na demanda doméstica das filiais do Chile, Colômbia, Equador e Peru. No Brasil, o crescimento da demanda doméstica foi de 8,6% em junho, e de 9% no semestre.
A taxa de ocupação em junho alcançou 84,2%, com crescimento de 1,2 ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2023. A sólida ocupação do segmento internacional foi destaque ao registrar 85,4%.
O grupo LATAM transportou mais de 6,5 milhões de passageiros em junho, número 10,3% acima do mesmo mês em 2023. Desta forma, durante o segundo trimestre, o grupo movimentou 19,1 milhões de passageiros, crescimento de 11,7% com relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
A operação cargueira teve sua capacidade ampliada em 17,2% (medida em ATK³) com relação a junho de 2023 e alcançou 670 milhões de toneladas-quilômetro disponíveis.
FECHAMENTO DO AEROPORTO DE PORTO ALEGRE
Devido às enchentes no estado do Rio Grande do Sul, o Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre (POA) interrompeu suas operações de forma indefinida em maio de 2024. Esse fato obrigou a LATAM Airlines Brasil a cancelar a totalidade de sua operação no aeroporto, que contava até abril de 2024 com uma média de 24 frequências diárias.
Desta forma, entre os meses de maio e junho, o grupo destinou 12% de sua capacidade para outros mercados, tanto a nível doméstico quanto internacional, e espera retomar os 100% desta operação para outros aeroportos ou rotas em agosto.
A LATAM Airlines Brasil reiniciará suas operações em Porto Alegre tão logo o aeroporto local reinicie suas atividades.
A tabela a seguir resume as principais estatísticas operacionais para o mês, trimestre e ano acumulado em junho do grupo LATAM:
¹ ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.
² RPK sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.
³ ATK sigla em inglês para Tonelada-Quilômetros Oferecidos.
(1) Doméstico SSC refere-se às operações domésticas da LATAM Airlines Chile, LATAM Airlines Colômbia, LATAM Airlines Equador e LATAM Airlines Peru.
(2) Doméstico Brasil refere-se às operações domésticas da LATAM Airlines Brasil.
(3) Internacional refere-se às operações internacionais da LATAM Airlines Brasil, LATAM Airlines Chile, LATAM Airlines Colômbia, LATAM Airlines Ecuador e LATAM Airlines Peru.
Fonte: Latam
Foto: LATAM_SHUTTER
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .
Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.
Conheça também nossas outras mídias.