Leonardo Siqueira aciona MPF contra indicação de Antônio Mathias Nogueira para a ANAC
Deputado denuncia que o indicado de Lula já foi demitido do Banco do Brasil por fraude, investigado na Caixa por falsificação de documentos e não tem nenhuma experiência em aviação
O deputado estadual Leonardo Siqueira (NOVO-SP) protocolou representação no Ministério Público Federal (MPF) contra a nomeação de Antonio Mathias Nogueira Moreira para a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Segundo a representação, Moreira não cumpre os requisitos legais para o cargo: não possui experiência no setor aéreo, foi demitido por justa causa do Banco do Brasil por fraudes em empréstimos e desvios de recursos, e em 2020 firmou acordo de não persecução penal com o MPF após investigação por falsificação de assinaturas e inserção de dados falsos na Caixa
.
“Dentre todos os brasileiros tecnicamente qualificados, Lula escolheu pra ANAC — uma agência que regula um dos setores mais importantes da economia — um sujeito que nunca trabalhou com aviação, foi demitido por fraude no Banco do Brasil, falsificou documentos na Caixa e assinou acordo com o MPF. E agora pretende colocá-lo numa cadeira de comando. Por isso, acionei o Ministério Público: agência reguladora não pode ser prêmio para aliados do Governo com passado fraudulento, exige integridade e competência comprovada.” — declarou Leonardo Siqueira.
Na representação, o parlamentar pede que o MPF suste o ato administrativo, investigue as irregularidades apontadas e adote medidas para impedir que a ANAC seja ocupada por alguém sem reputação ilibada nem experiência compatível com as funções.
Fonte:
Foto: Marco Cordelino ALESP