Milhas aéreas: Confira um passo a passo de como economizar na hora de viajar
Com compras normais, do cotidiano, o consumidor pode acumular pontos e trocar pelas famosas milhas.
Viajar é um dos principais prazeres de muitas pessoas que gostam de conhecer lugares diferentes. Seja em temporada de calor ou de frio, tem gente que não vê a hora de chegarem as férias e os feriados para poderem escapar de suas cidades por um tempo. Segundo relatório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, os feriados prolongados de 2023 devem injetar cerca de R$74,3 bilhões no turismo brasileiro.
Durante o planejamento de uma viagem, é importante calcular os gastos totais dela, algo que acaba desanimando alguns. Porém, existe uma maneira de economizar nesse momento: milhas aéreas. Elas podem ser acumuladas através dos cartões de crédito, com compras do cotidiano. Na verdade, ganhar milhas no cartão de crédito pode ajudar com diferentes utilidades, desde viajar, ter descontos na compra de produtos e serviços, ou até mesmo ganhar dinheiro vendendo milhas.
Os pontos e milhas estão caindo no gosto popular, mas muita gente ainda não sabe como realizar essa operação. Pensando nisso, a Larissa Brioso, educadora financeira da Mobills, plataforma de soluções financeiras, separou um passo a passo de como começar nesse universo de milhagem:
1. Confira os benefícios do seu cartão de crédito
Se você já utiliza um cartão de crédito, o primeiro passo é saber quais benefícios ele proporciona e se o acúmulo de pontos e milhas é uma dessas vantagens. Depois, consulte quantas milhas você ganha com o cartão de crédito, conforme os gastos. Por exemplo: a cada 1 dólar gasto, receba 1 milha ou 1 ponto.
Por fim, fique atento ao prazo de validade dos seus pontos, pois, para muitos cartões, as milhas expiram após algum tempo.
2. Entenda seu perfil de consumidor
Para ganhar milhas com cartão de crédito, é preciso estar cadastrado em algum programa de fidelidade. Alguns cartões têm participação automática, enquanto outros exigem um cadastro prévio, mas simples de fazer. As regras para somar pontos e trocar por milhas variam muito de cada cartão. Os cartões de variantes mais baixas, como Internacional e Gold, costumam somar 1 ponto por dólar gasto. Enquanto isso, outras categorias mais altas, como Platinum, Black, Infinite, etc. normalmente somam mais pontos por dólar gasto no cartão.
É importante saber isso, pois a partir dos seus gastos, você saberá se está com o cartão ideal para seu perfil ou se precisa trocar de cartão, fazendo um upgrade da sua categoria ou escolhendo outro emissor. No app Mobills, por exemplo, é possível realizar um quiz do cartão ideal, para entender melhor seu perfil de consumidor.
Vale ressaltar que a maioria dos cartões de crédito não acumula milhas diretamente, mas sim, pontos que podem ser facilmente convertidos em milhas. Os principais deles são: Esfera (Cartões Santander); Iupp (Cartões Itaú); Livelo (Cartões Bradesco, Banco do Brasil e outros); Átomos (Cartões C6 Bank) e Programa Caixa.
3. Certifique-se quais parcerias com programas de milhas seu cartão possui e cadastre-se
Após pesquisar sobre os principais programas de pontos, é hora de concentrar seus pontos em um ou dois programas de milhas no máximo, para acumular a pontuação mais rapidamente. Cada programa concede benefícios exclusivos e facilidades na companhia aérea em que o usuário viaja com frequência. A Latam, por exemplo, possui o Latam Pass, a Gol possui o Smiles, a Azul possui o TudoAzul, etc.
O cadastro no programa de recompensas das companhias aéreas é gratuito. Mas, o cliente que quiser evoluir e se tornar um membro do programa de fidelidade para receber benefícios exclusivos, vai precisar adquirir uma assinatura.
4. Converta seus pontos em milhas
Depois dos passos já citados, é hora de transformar seus pontos em milhas e até ganhar dinheiro com o cartão de crédito. Para isso, consulte no seu Internet Banking, App do banco, ou peça ajuda à central de atendimento do cartão para localizar a opção de transferências de pontos para outro programa.
Mas atenção: confira as regras de transferência, pois, em alguns casos, é necessário ter somado uma quantidade mínima para transferir para um programa de milhas. Estando tudo certo, conclua a operação! Você também pode esperar o melhor momento para converter seus pontos, em uma promoção de bônus entre os programas, por exemplo.
Sobre a Mobills
Sediada em Fortaleza, a Mobills é uma plataforma de soluções financeiras, que tem como principal objetivo proporcionar liberdade financeira para seus clientes, por meio de ferramentas próprias. Entre as soluções, é possível contar com o quiz do cartão de crédito ideal, com consultoria personalizada e o gerenciador financeiro, disponível na versão web e mobile, que já ultrapassou os 10 milhões de downloads. Além disso, são mais de 2 milhões de pessoas acessando os conteúdos de cartões de crédito no blog e mais de 295 mil cartões gerenciados no app. A empresa também já auxiliou 1,5 milhão de clientes a solicitarem seus cartões de crédito. No aplicativo, é possível integrar contas bancárias e cartões, fazer o planejamento financeiro, criar metas e objetivos, entre outras funcionalidades.
Fonte e foto: Mobills
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, nosso perfil no Instagram, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.