Motor a jato instalado no X-59 da NASA
O X-59 supersônico silencioso da NASA agora tem o motor que o alimentará em vôo.
A instalação do motor F414-GE-100 ocorreu nas instalações Skunk Works da Lockheed Martin em Palmdale, Califórnia, no início deste mês, marcando um marco importante à medida que o X-59 se aproxima da conclusão de sua montagem.
O motor de 13 pés de comprimento da General Electric Aviation embala 22.000 libras de energia de propulsão e alimentará o X-59 enquanto ele voa a velocidades de até Mach 1.4 e altitudes em torno de 55.000 pés.
“A instalação do motor é o culminar de anos de projeto e planejamento das equipes da NASA, Lockheed Martin e General Electric Aviation”, disse Ray Castner, líder de desempenho de propulsão da NASA para o X-59. “Estou impressionado e orgulhoso dessa equipe combinada que passou os últimos meses desenvolvendo os principais procedimentos, o que permitiu uma instalação tranquila.”
A equipe do X-59 acompanhará a montagem da aeronave com uma série de testes de solo e, por fim, o primeiro voo em 2023.
O X-59 da NASA é a peça central da missão Quesst da agência. A aeronave foi projetada para reduzir o som de estrondos sônicos, que ocorrem quando uma aeronave voa em velocidades supersônicas, a um “baque” sônico silencioso. Isso será demonstrado quando a NASA voar o X-59 sobre comunidades nos Estados Unidos a partir de 2025, com o objetivo de fornecer os dados necessários para abrir o futuro ao voo supersônico comercial sobre a terra, reduzindo bastante o tempo de voo.
Fonte e foto: NASA
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e Linkedin, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.