NASA define tabela para voos seguros de táxi aéreo
Os exercícios de mesa permitem que os pesquisadores explorem opções e testem cenários em campos de estratégia militar e segurança cibernética ao planejamento de resposta a desastres. Agora, a NASA está usando exercícios de mesa para testar como os táxis aéreos elétricos se encaixarão com segurança no espaço aéreo nacional – permitindo que os passageiros um dia atravessem a cidade ou para uma cidade vizinha usando novas rodovias no céu.
Para mapear com sucesso esse novo sistema de transporte aéreo, a NASA fez uma parceria com a indústria, a academia e outras agências governamentais em uma série de 10 exercícios de mesa liderados pela equipe da Campanha Nacional de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) da agência. Realizadas ao longo de 2022, essas discussões lideradas por especialistas examinaram lacunas técnicas, operacionais e regulatórias potencialmente imprevistas e definiram o melhor uso dos recursos combinados para resolvê-las. A missão AAM da NASA prevê um novo sistema de transporte aéreo revolucionário, e a equipe da Campanha Nacional lidera pesquisas sobre a autonomia, a infraestrutura e o planejamento do espaço aéreo que permitirão que um ecossistema AAM se materialize.
“Para testar o ecossistema AAM funcionalmente, só podemos fazer pedaços e peças de cada vez agora”, disse o engenheiro de voo da Campanha Nacional Brad Snelling, que lidera as atividades de mesa do projeto. “Uma grande vantagem das mesas de voo é que temos a capacidade de pensar em toda uma missão de um ponto de vista holístico e examinar cada peça necessária para fazê-la funcionar. As respostas decorrentes desses exercícios são o que permitirá que essas novas formas revolucionárias de transporte operem no mundo real”.
Esses exercícios de mesa são únicos, pois reunirão um desenvolvedor de veículos, pesquisadores do governo e provedores de serviços de espaço aéreo para abordar conceitos de automação do espaço aéreo. Os parceiros do setor que participam dessas discussões incluem:
- Um desenvolvedor de veículos: Wisk Aero com sede em Hollister, Califórnia
- Cinco prestadores de serviços de espaço aéreo: Avision de Santa Monica, Califórnia; OneSky de Exton, Pensilvânia; SkyGrid de Austin, Texas; ANRA de Chantilly, Virgínia; e Collins Aerospace de Charlotte, Carolina do Norte
- Dois provedores de serviços de comunicações de comando e controle: AURA de McLean, Virgínia, e Collins Aerospace de Charlotte, Carolina do Norte
Cada exercício de mesa ocorre em uma chamada de vídeo e inclui um conjunto realista de condições iniciais para um plano de voo. Especialistas no assunto da NASA, um desenvolvedor de veículos e parceiros adicionais que fornecem serviços como gerenciamento do espaço aéreo e comunicações de voo são atribuídos a funções em todas as partes de futuras operações da AAM. Estes incluem o próprio veículo, vertiportos, rotas de voo, controle de tráfego aéreo, clima, detectar e evitar cenários e comunicação por rádio.
O cenário de voo simulado roteirizado prossegue, com variáveis ao vivo espalhadas por toda parte, levando os participantes a encontrar os melhores caminhos a seguir enquanto coletam lições aprendidas – abordando questões anos antes de pilotos, passageiros ou carga estarem envolvidos.
A equipe da NASA trabalhou com a Wisk Aero, a principal parceira nesta atividade, para desenvolver as várias “histórias de usuários” das mesas com base em um conceito de operações AAM tornado público pela Wisk. De março a maio de 2022, o primeiro conjunto de discussões se concentrou nas expectativas de uma operação comercial do mundo real e em diferentes níveis de complexidade do AAM, como comunicação de rádio eficaz para navegação, espaço de pouso disponível em vertiports ou evitar edifícios, árvores e outras aeronaves em voo. A próxima fase desenvolveu cenários detalhados para exercícios de mesa de voo realizados de agosto a outubro de 2022.
“Estamos orgulhosos de ser o principal parceiro dos exercícios de mesa de espaço aéreo AAM da NASA, que oferecem uma oportunidade única de colaboração entre os parceiros da indústria na Campanha Nacional”, disse Sonal Baid, gerente sênior de produtos para Integração do Espaço Aéreo da Wisk. “Para Wisk, esse esforço nos permitiu validar e refinar nosso Conceito de Operações existente para ajudar a alcançar o estado de médio prazo proposto como um trampolim, ao mesmo tempo em que trabalhamos para definir níveis progressivos de maturidade de AAM. Esses exercícios de mesa estão lançando as bases necessárias para o sucesso a longo prazo no ecossistema AAM.”
A Campanha Nacional preparará um relatório final publicamente disponível das lições aprendidas com essas reuniões e exercícios de mesa até o final de 2022 para ajudar a indústria de AAM a abordar proativamente os problemas e iniciar as operações.
A série de mesas é parte de uma ampla coleção de atividades de pesquisa da Campanha Nacional com parceiros que atualmente trabalham em veículos AAM, software de automação e planejamento futuro do espaço aéreo. A NASA compartilhará os dados obtidos com os parceiros, bem como com a FAA, e os usará para informar as considerações da comunidade e o desenvolvimento de padrões para o futuro da indústria da aviação.
A equipe da Campanha Nacional da missão AAM da NASA lidera os esforços fundamentais de pesquisa para aprender mais sobre o desempenho da aeronave, automação, infraestrutura e integração do espaço aéreo. Ao executar essa liderança crítica no setor de AAM em desenvolvimento, a Campanha Nacional reforça o compromisso da NASA em transformar a aviação, reduzindo seu impacto ambiental, mantendo a segurança.
Fonte: NASA
Foto capa: NASA / Kyle Jenkins
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e Linkedin, faça parte de nosso telegram e conheça também nossa revista digital.