NASA e parceiros estudam formação de contrail
Numa colaboração entre vários parceiros da indústria da aviação, a NASA está a ajudar a determinar se os mais recentes avanços em motores e combustíveis para aeronaves podem reduzir o aquecimento atmosférico causado por rastos de condensação. Esses rastos de condensação podem reter o calor na nossa atmosfera sob condições específicas e aumentar o impacto que a indústria da aviação tem no aquecimento global.
A NASA fez parceria com o Programa EcoDemonstrator Explorer da Boeing e outros, incluindo a General Electric Aerospace, a Administração Federal de Aviação, o Centro Aeroespacial Alemão, a United Airlines e a World Energy. O seu objetivo era verificar se os combustíveis de aviação sustentáveis e a tecnologia avançada de motores podem diminuir a formação de rastos.
Em outubro, a aeronave DC-8 do Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA voou atrás de um Boeing ecoDemonstrator Explorer, um jato de passageiros 737-10 que a empresa planeja entregar à United Airlines, para capturar e medir suas emissões. Os cientistas equiparam o DC-8 com instrumentos para recolher dados que irão comparar as emissões do combustível de aviação sustentável com as emissões do combustível de aviação convencional. Em sua quinta década de missões científicas aéreas, o DC-8 é o maior laboratório científico voador do mundo e serviu como plataforma ideal para especialistas do projeto Tecnologia Avançada de Transporte Aéreo do Programa de Veículos Aéreos Avançados da NASA e outros parceiros científicos.
Tecnologias inovadoras, como combustível de aviação sustentável e projetos de motores mais eficientes, exigem modelos de teste de última geração e métodos de pesquisa exaustivos realizados pelos especialistas mais qualificados do mundo. Foi isso que o Programa ecoDemonstrator Explorer como colaboração proporcionou. Os resultados deste estudo colaborativo estarão disponíveis publicamente dentro de um ano para ajudar o setor da aviação a melhorar o seu impacto ambiental em todo o mundo.
Fonte: Nasa
Fotos: NASA/Jim Ross
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossos canais de tranmissão no Instagram e no telegram