NASA testa capacidade de voo do motor de foguete Artemis Moon
A NASA conduziu o terceiro motor RS-25 em uma série crítica de certificação de 12 testes em 29 de novembro, demonstrando uma capacidade chave necessária para o voo do foguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial) durante as missões Artemis à Lua e além.
A NASA está conduzindo uma série de testes para certificar novos processos de fabricação para a produção de motores RS-25 para futuras missões no espaço profundo, começando com Artemis V. Aerojet Rocketdyne, uma L3Harris Technologies Company e principal contratante de motores para o foguete SLS, está incorporando novas técnicas de fabricação e processos, como impressão 3D, na produção de novos motores RS-25.
As tripulações giraram ou giraram o motor RS-25 em torno de um ponto central durante o fogo quente de quase 11 minutos (650 segundos) no banco de testes Fred Haise no Centro Espacial Stennis da NASA, perto de Bay St. A técnica de gimbaling é usada para controlar e estabilizar o SLS à medida que atinge a órbita.
Durante o teste de 29 de novembro, os operadores também levaram o motor além de quaisquer parâmetros que ele pudesse experimentar durante o voo para fornecer uma margem de segurança operacional. O teste de 650 segundos excedeu os 500 segundos que os motores RS-25 devem operar para ajudar a levar o SLS ao espaço. O motor RS-25 também foi acionado com nível de potência de 113%, excedendo o nível de 111% necessário para colocar o SLS em órbita.
A série em curso estender-se-á até 2024, à medida que a NASA continua a sua missão de devolver os humanos à superfície lunar para estabelecer uma presença de longo prazo para descobertas científicas e para se preparar para missões humanas a Marte.
Quatro motores RS-25 disparam simultaneamente para gerar 1,6 milhão de libras de empuxo combinado no lançamento e 2 milhões de libras de empuxo durante a subida para ajudar a impulsionar cada voo do SLS. A NASA e a Aerojet Rocketdyne modificaram 16 motores principais remanescentes do ônibus espacial, todos comprovados em condições de vôo na NASA Stennis, para as missões Artemis I a IV.
Cada novo motor RS-25 que ajudará a alimentar o SLS também será testado na NASA Stennis. Os testes do RS-25 no local são conduzidos por uma equipe combinada de operadores da NASA, Aerojet Rocketdyne e Syncom Space Services. Syncom Space Services é o principal contratante das instalações e operações da Stennis .
Fonte: NASA
Foto: Danny Nowlin
Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube, siga nosso perfil no Instagram e conheça também nossos canais de tranmissão no Instagram e no telegram