Inovação e Tecnologia

NEC implanta tecnologia de reconhecimento facial em portões de aeroportos a fim de otimizar procedimentos de embarque e desembarque

A solução oferece um suporte de ponta a ponta para triagem de imigração, declarações alfandegárias e outros procedimentos de entrada dos passageiros

NEC, multinacional japonesa especialista em tecnologia, recebeu um pedido da Agência de Serviços de Imigração do Japão (ISA) para implementar tecnologia de reconhecimento facial nos portões dos aeroportos para otimizar ainda mais os procedimentos de embarque e desembarque de passageiros. A operação desses portões começou no dia 1º de abril, nos terminais 3 do Aeroporto de Haneda e do Aeroporto Internacional de Narita, bem como no terminal 1 do Aeroporto Internacional de Kansai.

A empresa também instalará quiosques de Declaração de Imigração e Alfândega (*1) para a ISA e a Alfândega do Japão, que serão utilizados conjuntamente para inspeções imigratórias e alfandegárias. Além disso, a NEC atualizará os portões eletrônicos de procedimentos alfandegários (*2) para a Alfândega do Japão e fornecerá orientação e suporte aos passageiros por meio de sinalizações que os guiarão nos procedimentos de chegada e partida. Isso tornará os processos de embarque e desembarque nos aeroportos ainda mais fluidos, contribuindo para a maior comodidade dos viajantes e maior eficiência da equipe de atendimento.

Locais e Cronograma de Instalações e Atualizações

Portões de passagem

  • Aeroporto de Haneda, Terminal 3 – 11 de abril
  • Aeroporto Internacional de Kansai, Terminal 1 – 1º de abril
  • Aeroporto Internacional de Narita, Terminal 3 – 7 de abril

Quiosques de Declaração de Imigração e Alfândega

  • Aeroporto de Haneda, Terminal 2 – 1º de abril
  • Aeroporto de Haneda, Terminal 3 – 11 de abril
  • Aeroporto Internacional de Kansai, Terminais 1 e 2 – 1º de abril
  • Aeroporto Internacional de Narita, Terminal 3 – 7 de abril

Portões eletrônicos de procedimentos alfandegários

  • Aeroporto Internacional de Kansai – Atualização prevista para 12 de março

Contexto

Com o aumento do número de visitantes estrangeiros no Japão, vem ocorrendo um crescimento acelerado no número de viajantes que optam por opções eletrônicas para os procedimentos de triagem de imigração e declaração alfandegária. Além disso, com a realização da Expo 2025 Osaka, em Kansai, no Japão, prevista para este ano, e a meta do governo japonês de receber 60 milhões de visitantes estrangeiros até 2030 (*3), torna-se essencial garantir procedimentos aeroportuários eficientes e contínuos. Dessa forma, os processos que utilizam tecnologias de ponta estão ganhando cada vez mais atenção.

Sobre os Portões de Passagem

Ao escanear o passaporte, tirar uma foto e fornecer outras informações necessárias previamente em um Quiosque de Declaração de Imigração e Alfândega, cidadãos japoneses que retornam ao Japão podem simplesmente passar por um portão de passagem para confirmar sua chegada, tornando os procedimentos de entrada ainda mais ágeis.

Além disso, graças ao uso do Bio-IDiom Edge Software (*4), equipado com a tecnologia de reconhecimento facial da NEC – reconhecida como a mais precisa do mundo (*5) –, este serviço permite a verificação da identidade dos viajantes de forma rápida e confiável.

Com o modelo de criação de valor BluStellar, a NEC está aproveitando sua experiência intersetorial e tecnologias de ponta para transformar modelos de negócios, enfrentar desafios sociais e resolver questões de gestão enfrentadas pelos clientes.

No futuro, a NEC continuará se esforçando para melhorar a conveniência e oferecer os serviços de chegada e partida em aeroportos mais seguros, protegidos e eficientes do mundo.

Notas

(*1) A NEC recebe pedido para Quiosques de Declaração de Imigração e Alfândega, permitindo o fornecimento simultâneo das informações necessárias para os procedimentos de imigração e alfândega nos aeroportos.

https://jpn.nec.com/press/202409/20240919_01.html

(*2) A NEC fornecerá um sistema de procedimentos alfandegários com reconhecimento facial para seis dos principais aeroportos do Japão.

https://www.nec.com/en/press/201907/global_20190710_01.html

A NEC fornece sistema de procedimentos alfandegários com reconhecimento facial para o aeroporto mais movimentado de Okinawa.

https://www.nec.com/en/press/202104/global_20210420_01.html

(*3) Site oficial da Agência de Turismo do Japão

https://www.mlit.go.jp/kankocho/en/index.html

(*4) Este software, equipado com a tecnologia de reconhecimento facial da NEC, permite a verificação de identidade com alta velocidade e precisão, mesmo enquanto os viajantes estão em movimento. Além disso, esses sistemas podem ser instalados em uma ampla variedade de ambientes, tanto internos quanto externos, graças ao uso de controladores compactos fabricados pela NEC Platforms.

(*5) A NEC foi classificada diversas vezes como a tecnologia de reconhecimento facial mais precisa do mundo em testes realizados pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos (NIST). Os resultados dessas avaliações não representam recomendações do governo dos EUA para sistemas, produtos, serviços ou empresas específicas.

https://www.nec.com/en/global/solutions/biometrics/index.html

(*6) NEC BluStellar é um modelo de criação de valor que aproveita as tecnologias de ponta da NEC, desenvolvidas e aprimoradas por meio de anos de experiência e comprovada expertise intersetorial. Seu objetivo é transformar modelos de negócios, enfrentar desafios sociais, resolver problemas de gestão dos clientes e guiá-los para um futuro melhor.

https://www.nec.com/en/global/necblustellar/index.html

Fonte e fotos: NEC

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube .

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram, telegram e whatsapp.

Conheça também nossas outras mídias.