A Blue Origin apresenta o TeraWave, uma rede espacial de 6 Tbps para conectividade global

Projetado especificamente para atender clientes de nível empresarial.

Atualizado em 21/01/2026 às 22:01, por Adriano Moura Buzeli.

Imagem com bordas arredondadas mostrando um céu noturno com rastro de estrelas em movimento circular. Ao centro, há um logotipo branco composto por seis formas estelares estilizadas de quatro pontas, conectadas entre si. Abaixo do ícone, o texto em letras maiúsculas

Foto: Divulgação

A Blue Origin anunciou hoje o TeraWave, uma rede de comunicações via satélite projetada para fornecer velocidades de dados simétricas de até 6 Tbps em qualquer lugar da Terra. Essa rede atenderá dezenas de milhares de usuários corporativos, de data centers e governamentais que necessitam de conectividade confiável para operações críticas.  
  

/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg?banner=postmiddle&when=1769943771&who=22

A arquitetura do TeraWave consiste em 5.408 satélites interconectados opticamente em órbita terrestre baixa (LEO) e órbita terrestre média (MEO). Esse design multiórbita permite links de altíssima taxa de transferência entre hubs globais e conexões de usuários distribuídas em vários gigabits, especialmente em áreas remotas, rurais e suburbanas onde a implantação de diversas rotas de fibra óptica é cara, tecnicamente inviável ou lenta. Os terminais de usuário e gateway de nível corporativo do TeraWave podem ser implantados rapidamente em todo o mundo e se integrar à infraestrutura de alta capacidade existente, proporcionando maior diversidade de rotas e fortalecendo a resiliência geral da rede. 

A TeraWave atende às necessidades não satisfeitas de clientes que buscam maior taxa de transferência, velocidades simétricas de upload/download, mais redundância e escalabilidade rápida. Ela complementa o backhaul de fibra óptica com uma arquitetura exclusiva que oferece conectividade de alto desempenho tanto em radiofrequência (RF) quanto em óptica. Clientes distribuídos globalmente podem acessar velocidades de até 144 Gbps, fornecidas por meio de links de banda Q/V de uma constelação de 5.280 satélites em órbita baixa da Terra (LEO), enquanto até 6 Tbps podem ser acessados ​​por meio de links ópticos de 128 satélites em órbita média da Terra (MEO).  
  
/apidata/imgcache/6cb2de39a17846c429b8d08259afce72.jpeg?banner=postmiddle&when=1769943771&who=22

A TeraWave oferece conectividade ponto a ponto e acesso à internet de nível empresarial. Ela permite que os clientes escolham a taxa de transferência e a presença física em resposta às mudanças em suas necessidades. 
  
A implantação da constelação TeraWave começará no quarto trimestre de 2027. 

O TeraWave é otimizado para clientes corporativos, de data centers e governamentais
 


Fonte: Blue Origin

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram , Whats app

Conheça também nossas outras mídias