Duas aeronaves Grey Wolf completam a primeira missão de segurança nuclear

O MH-139 reforça a segurança nuclear, oferecendo aos nossos aviadores uma plataforma mais capaz para proteger nossas forças”, afirma a Força Aérea dos EUA

Atualizado em 24/01/2026 às 11:01, por Adriano Moura Buzeli.

Fotografia em plano aberto mostrando um helicóptero militar de cor cinza escuro em pleno voo, posicionado à direita do centro da imagem. As hélices principais e a hélice de cauda aparecem levemente borradas, indicando movimento. O helicóptero sobrevoa uma vasta paisagem rural e árida, composta por campos em tons de bege e marrom, com poucas árvores e algumas construções isoladas. Ao fundo, uma imponente cadeia de montanhas cobertas de neve sob um céu azul claro com nuvens brancas dispersas.

Foto: Força Aérea dos EUA, por Teniya Caldwell, Aviadora de 1ª Classe

Duas aeronaves MH-139A Grey Wolf realizaram recentemente sua primeira missão operacional de comboio de segurança nuclear, marcando um importante marco na modernização das operações de segurança nuclear do Comando de Ataque Global da Força Aérea dos EUA.

Por que isso é importante:  Sobrevoando uma coluna de veículos blindados de manutenção e segurança de mísseis, transportando mísseis Minuteman III fabricados pela Boeing.abre em uma nova abaNo transporte de mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) de e para uma instalação de lançamento, a aeronave garantia o transporte seguro de toda a tripulação e carga.

/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg?banner=postmiddle&when=1769932482&who=22

Um helicóptero MH-139A Grey Wolf da Força Aérea dos EUA, pertencente ao 40º Esquadrão de Helicópteros, realiza sua primeira missão operacional na Base Aérea de Malmstrom, Montana, em 8 de janeiro de 2026. A missão marca o início da substituição do UH-1N Huey, da época da Guerra do Vietnã, e representa um passo fundamental na modernização da segurança da dissuasão nuclear terrestre do país.

O que o cliente disse:

/apidata/imgcache/6cb2de39a17846c429b8d08259afce72.jpeg?banner=postmiddle&when=1769932482&who=22

  • “Nossa missão com mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) é a base da dissuasão estratégica e exige confiabilidade, segurança e prontidão absolutas”, disse o Coronel Daniel Voorhies, comandante da 341ª Ala de Mísseis. “O MH-139 fortalece a segurança nuclear, oferecendo aos nossos aviadores uma plataforma mais capaz para proteger nossas forças enquanto executam a missão mais importante da nação, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.”
  • “Executar nossa primeira missão de comboio com dois MH-139 representa um avanço significativo no fortalecimento de nossas operações de segurança de mísseis”, disse a Major-General Stacy Huser.abre em uma nova aba, comandante da 20ª Força Aérea . “O MH-139 nos permite continuar apoiando nosso programa de mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) nas próximas décadas, com maior velocidade, alcance e capacidade de carga.”



Cumprindo os compromissos com o cliente:  Os MH-139 comprovaram sua velocidade e alcance ao escoltar os veículos por mais de 160 quilômetros (100 milhas) sem precisar reabastecer durante o deslocamento de seis horas, demonstrando as capacidades superiores do helicóptero mais novo do AFGSC, enquanto a Força Aérea se prepara para aposentar o UH-1N Huey após mais de cinco décadas de serviço. 

Aprofunde-se:  Leia mais sobre a missão aqui.abre em uma nova aba.

Fonte: Boeing

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram , Whats app

Conheça também nossas outras mídias