Frota de aviação executiva cresce 6,5% em novembro no Brasil e ultrapassa 11,2 mil aeronaves

Crescimento foi puxado principalmente pelos jatos executivos, que avançaram 17%.

Atualizado em 01/02/2026 às 21:02, por Adriano Moura Buzeli.

Homem de pele clara e cabelos castanhos curtos, vestindo um terno cinza escuro, camisa azul clara e gravata listrada, posa de braços cruzados e sorrindo discretamente para a câmera. Ele está posicionado em primeiro plano, no centro de um hangar de aeronaves. Ao fundo, de forma levemente desfocada, aparecem pelo menos três helicópteros executivos modernos estacionados sobre o piso de concreto polido do hangar.

Foto: Rogério Andrade, CEO da Avantto

A Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag) divulgou novos números sobre a frota de aviação executiva no Brasil, que confirmam a trajetória de crescimento do setor. Em novembro de 2025, o país contabilizou 11.239 aeronaves, ante 10.551 em novembro de 2024, o que representa um aumento de 6,5%.
 

/apidata/imgcache/6cb2de39a17846c429b8d08259afce72.jpeg?banner=postmiddle&when=1770331836&who=22

De acordo com o levantamento, elaborado com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e considerando os critérios da Abag, o crescimento foi puxado principalmente pelos jatos executivos, que avançaram 17%, a maior taxa de expansão em um ano, com um total de 1.140 unidades, consolidando-se como a segunda maior frota do planeta. Esse movimento reforça a demanda por aeronaves de maior alcance e eficiência, especialmente entre empresários e empresas que buscam otimizar deslocamentos e ganhar produtividade.

 

Para Rogério Andrade, CEO da Avantto, líder no segmento de compartilhamento de aeronaves executivas na América Latina, os números evidenciam a maturidade do mercado e o papel estratégico da aviação executiva na infraestrutura de transporte do país.
 

/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg?banner=postmiddle&when=1770331836&who=22

Esse crescimento da frota mostra como a aviação executiva tem se consolidado como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento econômico, conectando regiões, reduzindo distâncias e aumentando a eficiência das empresas. E o avanço mais expressivo dos jatos e dos turboélices indica uma busca clara por aeronaves mais produtivas e com maior capacidade operacional.

complementa Andrade


 

A Avantto opera 45 aeronaves com bases em São Paulo (Congonhas e Campo de Marte), Rio de Janeiro (Jacarepaguá e Santos Dumont) e Goiás (Santa Genoveva).

Sobre a Avantto
 

A Avantto é líder no segmento de compartilhamento de aeronaves executivas na América Latina. Com mais de quinze anos de atuação, a empresa já soma mais de 450 usuários ativos, cerca de 1.400 decolagens mensais e mais de 850 mil quilômetros voados por ano. Oferece 100% de disponibilidade nas solicitações de voo com agilidade, segurança e personalização, além de uma frota diversificada de jatos e helicópteros. Certificada com o selo internacional IS-BAO (nível II), a Avantto alia excelência técnica, manutenção preditiva e atendimento exclusivo, consolidando-se como referência em aviação executiva no Brasil.

Fonte: Avantto

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal PILOTO RIBEIRÃO no youtube

Siga nosso perfil no Instagram, Facebook, Twitter (X) , LinkedinBlueSky e conheça também nossos canais de transmissão no Instagram , Whats app

Conheça também nossas outras mídias